O papel da indústria química na aviação

Publicado em: 3 de agosto, 2023

O setor aeronáutico desempenha um papel muito importante para a conectividade global e desenvolvimento econômico. Mas, para atingir níveis cada vez mais altos de eficiência, segurança e sustentabilidade, é necessário contar com uma gama de tecnologia e materiais avançados. Nesse ponto, notamos o papel da indústria química na aviação.

Ela fornece soluções e inovações que fomentam a qualidade da aeronáutica para todos os setores, como militar, agrícola e logístico, desenvolvendo lubrificantes, tintas, adesivos, graxas e demais produtos para a manutenção e operação. 

Portanto, neste artigo nós iremos explorar o papel importante da indústria química na aviação, destacando a maneira em que a contribuição do setor químico tem possibilitado maior competitividade no segmento.

Continue a leitura do artigo e conheça a importância e benefícios dessa relação. 

A importância dos produtos químicos no setor aeroespacial 

A indústria química na aviação traz o que há de melhor em tendências de segurança, otimização e destaque, fornecendo não apenas custo-benefício e competitividade, mas também vários outros critérios eficientes. Confira alguns deles abaixo:

1. Tratamento de superfícies

Produtos químicos especializados para tratamentos de superfícies e limpeza garantem a manutenção correta de aeronaves, removendo sujeiras e reduzindo a corrosão. Portanto, preservam a integridade dos materiais da aeronave;

2. Conformidade regulatória 

A indústria química na aviação contribui para a conformidade com regulamentações ambientais e de segurança, garantindo o uso de produtos químicos seguros e adequados às diretrizes vigentes, como:

  • REACH (Registration, Evaluation, Authorization and Restriction Of Chemicals): Basicamente, é uma legislação que visa o registro, avaliação, autorização e restrição de substâncias químicas, garantindo segurança para a saúde humana e ao meio ambiente;
  • GHS (Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals): Trata-se de um sistema globalmente harmonizado de classificação, rotulagem e comunicação de perigos relacionados aos produtos químicos. Esse sistema padroniza os critérios de classificação de perigos e traz um entendimento ainda melhor dos riscos;
  • RBAC (Regulamento Brasileiro da Aviação Civil): O RBAC é o conjunto de regulamentos emitidos pela ANAC, que abrange diversas áreas da aviação civil, incluindo o transporte correto de produtos químicos;
  • IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo): é uma organização global que representa as companhias aéreas e desenvolve diretrizes para a indústria da aviação. Suas recomendações para o transporte de produtos químicos são amplamente seguidas pelas empresas aéreas brasileiras ou que estão situadas em território nacional;
  • Normas e Recomendações específicas dos Fabricantes: Além das normas citadas acima, em alguns casos, podem haver especificações para um determinado produto químico orientado pelo próprio fabricante, regulamentando processos de seleção, armazenamento, aplicação e descarte de materiais químicos destinados ao processo de fabricação, manutenção e reparo.

3. Inovação tecnológica 

Uma das inúmeras vantagens da relação da indústria química na aviação é o constante desenvolvimento tecnológico em produtos químicos, permitindo a criação de soluções mais eficientes, seguras e sustentáveis para os desafios enfrentados no setor aeronáutico.

4. Colaboração estratégica

A relação entre a indústria aeronáutica e o setor de produtos químicos estimula a colaboração de parcerias estratégicas, promovendo o compartilhamento de conhecimentos, pesquisas e desenvolvimento conjunto de soluções mais eficientes. Essa colaboração se torna ainda melhor quando uma empresa de aviação encontra um distribuidor de produtos químicos transparente, disruptivo, renomado e com autoridade no mercado. 

Os produtos químicos mais utilizados na aviação

Entendendo a importância do papel da indústria química na aviação, podemos observar que existe uma demanda cada vez maior de produtos químicos confiáveis e de qualidade para as atividades aeronáuticas. Confira alguns deles:

Tintas

As tintas fabricadas para a aviação são formuladas para atender diversos pontos importantes, como durabilidade, identificação, visibilidade, redução de peso, economia de combustível, aerodinâmica, desempenho, estratégia, branding, e principalmente, segurança. 

Adesivos/Selantes

Para a indústria aeronáutica, os adesivos são comumente utilizados para unir diferentes materiais que compõem uma aeronave, como metais, plásticos, compósitos e outros substratos. Eles fornecem uma ligação mais sólida e durável, permitindo a construção de estruturas mais leves, resistentes e eficientes. 

Lubrificantes e graxas

Lubrificantes e graxas são fundamentais para reduzir o atrito e o desgaste entre as peças móveis para aeronaves. 

Eles formam uma camada protetora entre as superfícies em contato, permitindo um movimento mais suave e eficiente dos componentes — como no caso de motores, mecanismos de trens de pouso e sistemas de controle. 

Além disso, lubrificantes e graxas também oferecem proteção contra corrosão, temperaturas extremas, alto desempenho de peças em ambientes hostis, economia de combustível e muito mais. 

Produtos de limpeza

Manutenção da segurança, prolongamento da vida útil de superfícies e eficiência aerodinâmica são os pontos mais notados quando o setor de aviação investe em produtos de limpeza. 

Além disso, eles também são utilizados para limpar componentes e sistemas internos de aeronaves, como sistemas hidráulicos, condicionadores de ar, compartimentos de carga, entre outros. Todos esses fatores contribuem para a imagem da companhia, gerando autoridade no setor. 

Produtos químicos de qualidade para a aviação é com a X5company

A X5company é referência no fornecimento de químicos no Brasil, sendo distribuidor exclusivo dos produtos AeroShell para o setor de aviação.

A empresa realiza o gerenciamento de produtos químicos através do seu programa de abastecimento, gestão de shelf life (monitoramento da vida útil de produtos químicos) e está em normas importantes e vigentes, como a NR 15 e NBR 14725.

Qualidade também precisa ser considerada ao escolher uma boa distribuidora de produtos químicos, e por esse motivo, a X5 se torna uma ótima opção. A empresa possui certificação ISO 9001:2015 e é a única na América Latina certificada em AS9120B. Todos esses certificados visam garantir a qualidade em todo o processo de distribuição de químicos para o setor aeroespacial!

Portanto, conte com uma empresa certificada em excelência, gestão e qualidade em produtos químicos para a aviação em todo o Brasil

Entre em contato conosco e solicite um orçamento!


Escrito por:

Agência Canna