A importância do uso da graxa industrial

Publicado em: 15 de junho, 2023

Equipamentos e maquinários industriais necessitam de lubrificação constante para que ofereçam um bom desempenho, evitando o desgaste precoce das estruturas e, consequentemente,  problemas para a produção. Um dos produtos capazes de evitar esse tipo de situação é a graxa industrial.

A graxa industrial nada mais é do que um lubrificante, sólido ou semissólido, cuja composição é feita com a combinação de aditivos, agentes espessantes e óleo — seja mineral ou sintético.

Esse produto consegue diminuir não apenas o desgaste e o atrito entre as peças, mas como também o seu aquecimento, contribuindo para uma performance ainda melhor e por muito mais tempo. Sem transtornos como esse, a indústria tem uma rotina fluida e com riscos menores de imprevistos.

Continue no artigo e saiba mais sobre o uso de graxa industrial, seus tipos, vantagens e muito mais!

Principais tipos de graxa industrial

É possível encontrar diversos tipos de graxa industrial no mercado atualmente, cada uma com suas formulações e propriedades diferentes, indicadas para determinadas aplicações. Por isso, conheça três dos tipos mais comuns abaixo!

Graxa sintética

Na categoria de graxas sintéticas, é possível incluir todas as graxas que são fabricadas com óleos sintéticos — e não os naturais.  A maior característica dessa graxa está na sua alta resistência à corrosão, um benefício que as graxas de óleo mineral não possuem de forma tão expressiva.

Além disso, ela pode ser usada em diversas aplicações e combinada com muitos agentes espessantes diferentes, potencializando a sua ação dentro da indústria. Em contrapartida, é um produto com baixa resistência ao atrito quando submetido a temperaturas menores.

Graxa à base de cálcio

É um dos tipos de graxa com maior facilidade de fabricação, o que traz redução do seu custo. É um produto bem macio e duas das suas principais vantagens são a excelente resistência à água e a ótima solidez mecânica.

Isso permite que seja usada em sistemas hidráulicos com tranquilidade e conforto. Além disso, pode ser aplicada em chassis e molas de veículos pesados, além de cabos de aço.

Um ponto negativo da graxa de cálcio está em seu gotejamento, que é baixo. Ou seja, em altas temperaturas (por volta dos 80ºC), a graxa começa a se dissolver, o que ocasiona na saída do óleo básico do ponto de lubrificação adequado.

Graxa a base de Lítio (Li)

A graxa industrial à base de Lítio também é um produto de consistência macia com variedade de aplicações. Além da boa resistência a água, esse tipo de graxa também tem alto nível de aderência e estabilidade em temperaturas elevadas.

É importante ressaltar que, apesar de ser altamente eficiente, ela não pode ser aplicada na indústria alimentícia por ser basicamente um sabão metálico, existindo risco de contaminação.

Quais as aplicações da graxa industrial?

Como visto, existem diferentes tipos de graxa industrial atualmente, cada uma com características únicas e que devem ser observadas. Isso porque suas propriedades são importantes para escolher a mais adequada para determinada aplicação.

O que vai definir a graxa ideal para ser aplicada é o conjunto de exigências que o setor industrial espera atender.  Em aplicações que possuem grande contato com a água, por exemplo, o ideal é buscar por produtos que possuem resistência a esse fator, afinal, qualquer outro item que não conte com esse diferencial não terá um bom desempenho.

Em contrapartida, para aplicações sem nenhum tipo de contato com a água, como algumas operações dentro da indústria automotiva, por exemplo, não é necessário investir em um produto com essa qualidade. Tudo dependerá da exigência do equipamento e do setor.

Graxa industrial é na X5company

A X5company é uma empresa especializada em produtos químicos, trabalhando com clientes de todo o país para levar químicos de alta qualidade às 5 regiões do Brasil.

Sua dedicação e comprometimento fez com que a empresa conquistasse cada vez mais clientes fiéis, que podem contar com a eficiência e performance que a X5 é capaz de oferecer.

Só falta você! Entre em contato com a X5company e saiba mais!


Escrito por:

Agência Canna