Conheça os 4 tipos de manutenção de aeronaves

Publicado em: 7 de março, 2022

Com o objetivo de proporcionar maior segurança nos voos e evitar que acidentes ocorram, a manutenção de aeronaves é um dos processos mais importantes dentro da aviação. Ela deve seguir uma série de fatores e normas, tanto nacionais quanto internacionais.

No Brasil, a vistoria em um avião é uma exigência da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que também realiza a sua fiscalização, o que exige a presença de mecânicos especializados e em prazos pré-estabelecidos.

Isso porque a maior parte dos acidentes aéreos ocorrem pela falta de manutenção correta. Entre 2007 e 2018, cerca de 20% dos acidentes aéreos tiveram essa ação como um dos principais fatores, de acordo com um estudo do CENIPA.

Portanto, é fundamental que a manutenção seja feita com qualidade. Ela irá auxiliar em um plano de voo mais assertivo e promover conforto tanto para os passageiros quanto para os pilotos.  Continue lendo o artigo e tire suas dúvidas!

Os 4 tipos de manutenção de aeronaves

Em diversos segmentos, a manutenção pode ser preventiva ou pontual, ou seja, quando é necessária para a correção de um defeito apresentado. Com as aeronaves não é diferente, já que problemas ocasionais podem vir a ocorrer.

No entanto, é imprescindível que ele seja corrigido rapidamente para evitar futuros prejuízos e acidentes.

Para o caso da manutenção preventiva, as companhias aéreas ou os responsáveis pelos aviões devem realizá-la periodicamente, seguindo um rígido protocolo para que o voo esteja em perfeitas condições.

Abaixo, separamos os quatro tipos. Confira!

1. Manutenção de Linha

Considerada a menos complexa, esse tipo de manutenção acontece entre o período de pouso e a próxima decolagem. Trata-se de uma manutenção checkup, ou seja, de uma avaliação para saber se o avião não sofreu nenhum tipo de problema durante a última viagem, como desgaste de pneus ou possíveis choques com pássaros.

Isso ocorre porque não existe muito tempo para uma avaliação, sendo, portanto, mais rápida. Caso alguma eventualidade tenha ocorrido, os mecânicos especializados e que atuam diretamente nos aeroportos e hangares estão prontos para fazer a manutenção. 

2. Manutenção de Hangar ou Diária

Quando um avião fica por mais de 6 horas em solo esperando a próxima decolagem, ele deve passar pela manutenção de hangar. 

A ideia dessa manutenção é detectar se ele possui algum problema de difícil aparência. Troca de pneus e freios, funcionamento das poltronas e cuidados com a pintura são algumas checagens realizadas.

3. Manutenção de checks de letras A, B e C

Ao atingir uma determinada quantidade de horas de voo, todas as aeronaves passam por uma revisão completa. Ela é dividida em letras e leva em consideração o modelo do avião, sendo um processo mais rotineiro.

Check A

Manutenção mais utilizada nos dias de hoje, ela é feita uma vez por mês e em período noturno. Em seu processo, são avaliadas questões como óleo, testes de cabine e freios. 

Check B

Os modelos atuais não passam por esse tipo de revisão. Portanto, ela é realizada em frotas mais antigas, sendo feitas avaliações mais pesadas e que não condizem com as frotas atuais, em um processo que pode chegar até 48h de duração.

Check C

Entre 12 e 24 meses, as aeronaves são recolhidas pelas companhias e passam por uma revisão completa, ficando totalmente inoperante durante a manutenção. Desmontagem, pintura, modificações e troca de peças são apenas algumas das tarefas realizadas para que o avião esteja pronto para voar.

4. Overhaul

Também chamada de check D, o overhaul tem como principal característica realizar uma profunda perícia na aeronave. Ela fica totalmente desmontada dentro dos centros de manutenção e remontada em seguida, passando por trocas nos sistemas elétricos e hidráulicos e por uma nova pintura, resultando, praticamente, em um avião novo. 

Esse tipo de manutenção ocorre a cada 4 ou 6 anos e pode durar até dois meses a depender do número de mecânicos envolvidos na operação.

A X5Company possui os melhores produtos químicos para a manutenção de aeronaves!

Como pudemos ver, a manutenção de aeronaves é um processo que deve ser levado muito a sério pelas empresas e companhias, de modo a evitar prejuízos e promover a confiabilidade aos passageiros.

Para ambos os tipos, é importante contar com empresas distribuidoras de produtos químicos para aviões e que trabalham com as principais linhas do mercado, como a Aeroshell para óleo de motor e tintas Aerospace da linha Base Coat e Clear Coat. 

A X5Company é uma empresa referência do ramo logístico de produtos químicos e oferece soluções completas para o segmento da aviação, desde óleos para motor até tintas para uma pintura qualificada e brilhante.

Em nosso time, também contamos com especialistas no setor de produtos químicos para aviões, estando sempre à disposição para auxiliar a sua empresa no que for preciso. 

Para saber mais, entre em contato agora mesmo clicando aqui!

 


Escrito por:

Agência Canna