Qual a importância da pintura para aeronave?

Publicado em: 2 de junho, 2022

A aeronave é um dos transportes mais rápidos do mundo e é usada com diferentes finalidades, seja no ramo de turismo, de transporte, no agrícola, entre outros. Mas você sabia que a pintura para aeronave cumpre com um papel importante para o bom desempenho da estrutura?

Com as demandas cada vez mais exigentes do mercado, as aeronaves precisam desempenhar bem a sua função. E parte do sucesso está relacionado à pintura, que cumpre com uma parte indispensável que não é reconhecida por todos.

Diariamente, as aeronaves estão expostas às mais variadas condições durante a sua operação, como, por exemplo:

  • Exposição solar demorada;
  •  Granizo;
  • Variação de pressão e temperatura;
  • Vazamento de combustível, óleo e outros.

Para aguentar essas adversidades, a superfície precisa estar preparada. É por isso que a pintura para aeronaves se faz tão importante.

Porém, não é indicada a utilização de tintas que não sejam próprias para isso, afinal, a pintura deve ser qualificada e oferecer características de resistência. As Tintas Aerospace, por exemplo, são altamente indicadas devido às suas propriedades, capazes de agregar para o desempenho da aeronave.

Isso porque essas tintas, assim como os produtos fabricados para a pintura para aeronave, possuem condições técnicas muito específicas, visto que, quando a superfície é exposta a diferentes condições, ela pode reagir de maneiras variadas. Portanto, os produtos precisam ter a resistência necessária para tal.

Por que a pintura para a aeronave é sempre branca?

Algo que você já deve ter notado é que as aeronaves são, em sua maioria, brancas, mesmo que com detalhes coloridos na superfície, como na cauda e ponta das asas. Esse padrão é o que chamamos de “Eurowhite”, que foi popularizado nos anos 70 devido ao alto custo do petróleo. Portanto, foi uma excelente forma de economizar.

Mas para além dessa vantagem inicial, a pintura para aeronave branca tem benefícios como:

  • A pintura branca pesa menos: o peso da aeronave pode influenciar bastante no seu desempenho cores claras exigem camadas mais finas de tinta, o que deixa o avião mais leve;
  • Branco retém menos calor: por refletir a luz do sol, a cor branca reduz os investimentos para manter a aeronave em boa temperatura enquanto está no solo;
  • Manutenção facilitada: por permitir maior visibilidade a problemas como vazamentos e rachaduras, é possível identificá-los e repará-los rapidamente;
  • Questões estéticas: manter uma aeronave brilhante, com aspecto de limpa e nova é bem mais fácil (e econômico) quando ela é branca.

Pintura para aeronave: outros aspectos a se levar em consideração

Para manter a estabilidade, a pintura da aeronave deve ser feita conforme as recomendações de pinturas da própria fabricante, principalmente porque fatores como temperatura, umidade e ventilação, por exemplo, podem fazer toda a diferença no acabamento.

Uma mão de obra qualificada é igualmente indispensável para realizar a pintura da aeronave. Assim, é possível adquirir os melhores resultados e, assim, ter um excelente desempenho também ocasionado por uma pintura adequada da superfície.

Para além da beleza, a pintura contribui em aspectos técnicos e financeiros para qualquer aeronave e tomar todo o cuidado na hora de realizá-la é fundamental para obter o resultado esperado.

Outro cuidado importante é adquirir tintas próprias para aeronaves, de fornecedores que sejam confiáveis e garantam a alta qualidade do produto oferecido.

A X5 Company é o exemplo perfeito. Considerada uma distribuidora de produtos químicos para a indústria em geral, a X5 é sinônimo de excelência e profissionalismo no setor, em especial o aeronáutico. Ela também trabalha com tintas adequadas à pintura para aeronaves, facilitando a vida de todos os seus clientes.

Com compromisso e responsabilidade, a X5 é a grande aliada do setor para oferecer o melhor desempenho para suas aeronaves.

Para ter acesso aos produtos e a outras soluções específicas do setor, entre em contato com a nossa equipe.


Escrito por:

Agência Canna