Tudo sobre insumos industriais

Publicado em: 19 de janeiro, 2023

Você sabia que insumos industriais e matéria-prima não são a mesma coisa? Os insumos industriais tratam-se de todo o material que é usado na produção industrial, enquanto a matéria-prima é o material base, o principal, para confeccionar um produto. 

Insumos industriais x matéria-prima

Insumos industriais

Todos os materiais usados dentro da produção são considerados como insumos industriais. Abaixo, confira alguns exemplos:

  • Capital investido;
  • Horas de trabalho;
  • Equipamentos;
  • Eletricidade;
  • Maquinário;
  • Produtos químicos.

A quantidade de insumos industriais usados durante a produção pode variar conforme a complexidade do que está sendo produzido, portanto, não é possível padronizar essa quantidade.

Além disso, os insumos não têm relação exclusiva com a produção industrial, uma vez que também são encontrados em outros ramos do mercado, como o farmacêutico e automotivo, por exemplo.

Matéria-prima

A matéria-prima é considerada um insumo industrial, mas possui uma definição diferente dos produtos comercializados pela X5, seu conceito vai além. O termo “matéria-prima” refere-se ao material base para a criação de produtos, e pode ser dividida em seus 3 tipos, que são: vegetal, animal e mineral. Dentro da sua produção, é possível utilizá-los em seu estado natural ou transformado.

Em estado natural é quando ela não passa por nenhum tipo de processo antes da aplicação, enquanto a transformada normalmente é processada por outra indústria, tornando-se, portanto, um material semi-manufaturado. Algodão, madeira e metais são alguns exemplos de matéria-prima.

Os principais insumos industriais na indústria química

Segundo um levantamento feito pela Confederação Nacional de Indústrias (CNI), a compra de insumos industriais e de matéria-prima foi um desafio no cenário pandêmico, mostrando que 7 a cada 10 indústrias têm dificuldades em comprá-los. Isso aconteceu tanto pelo preço quanto pela falta dos insumos, diminuindo a produção de diversas indústrias brasileiras.

Aqui, na X5company, nós temos diversos insumos industriais por ótimo custo-benefício, mas nosso maior diferencial é a gestão de qualidade, que prezamos por oferecer para todos os nossos clientes.

 Abaixo, confira alguns dos mais importantes insumos usados por diversos segmentos brasileiros.

Selantes industriais

Os selantes industriais são materiais impermeabilizantes que tem como objetivo selar juntas ou aberturas entre dois ou mais substratos para prevenir vazamentos. Eles são encontrados em forma de monocomponente e bicomponente, para cumprir três principais funções:

  • Formar uma barreira impedindo a passagem de líquidos e gases;
  • Criar uma selagem entre duas ou mais juntas;
  • Manter a vedação entre estruturas, permitindo uma certa quantidade de movimentação entre as partes, pelo tempo de vida previsto.

Aditivos

Os aditivos industriais melhoram o rendimento dos produtos para potencializar certas características, como resistência à temperatura  por exemplo. Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de aditivos, como anticorrosivos, detergentes, para tintas e coatings, entre muitos outros.

Entretanto, é importante adquirir o aditivo certo compatível com o produto em que ele será misturado, para garantir o melhor desempenho e, de fato, a melhora das características do produto.

Lubrificantes industriais

Os lubrificantes industriais deixam diferentes componentes mais fluidos com maior resistência entre eles. Maquinários, engrenagens e motores são alguns exemplos de estruturas que são beneficiadas pelo uso deste produto.

Portanto, é considerado um dos insumos mais importantes, principalmente porque evita que o atrito causado por esses componentes prejudique o seu desempenho, garantindo a excelente produtividade que as indústrias precisam ter diariamente.

Independentemente do tipo de insumo que a indústria precisa, é essencial adquirir um de excelente qualidade. Isso garante a sua funcionalidade e reduz os riscos de problemas de ineficiência, que afetam diretamente a produção e trazem inúmeros gargalos na rotina.

A X5company é uma fornecedora de insumos industriais!

Renomada na indústria química, a X5company tem em seu portfólio de produtos os principais insumos industriais para manutenção, distribuindo-os para clientes espalhados pelo Brasil com a garantia de processos qualificados e uma gestão impecável.

Com a X5, você garante o que há de melhor nesse setor e potencializa a produção da sua indústria.

Para mais informações, entre em contato agora mesmo!


Escrito por:

Agência Canna