Tudo sobre a gestão de qualidade no setor químico

Publicado em: 12 de janeiro, 2023

Indústrias e empresas que lidam diretamente com produtos químicos têm grande responsabilidade em suas mãos. Isso porque, se tratarem os produtos de forma negligente, são causados inúmeros impactos, tanto na indústria quanto no meio ambiente. É nesse cenário que a gestão de qualidade se faz uma grande aliada.

A gestão de qualidade no setor químico cumpre com um papel importante e indispensável nesse segmento, que lida com químicos sensíveis e extremamente perigosos no dia a dia. Portanto, ter todo o cuidado com esses produtos é importante para os processos internos, para o meio ambiente e também para os consumidores.

Mas antes de falarmos sobre a gestão dentro do setor de químicos, que tal conhecer, primeiro, o que é a gestão de qualidade, de fato?

O que é gestão de qualidade?

Gestão de qualidade nada mais é do que a supervisão das atividades, produtos, tarefas e etapas dentro do processo produtivo, a fim de manter um alto padrão de qualidade. Atualmente, ela possui quatro componentes principais, que são:

  • Planejamento de qualidade;
  • Garantia de qualidade;
  • Controle de qualidade;
  • Melhoria de qualidade.

Quando a organização implementa todos esses componentes na sua rotina, ela tem o que é conhecido como Gerenciamento Total da Qualidade (SGQ).

Apesar de ser relacionada apenas na qualidade do produto final, ela também foca nos meios para alcançá-la. Portanto, busca, de forma completa, oferecer sempre os melhores processos para que o produto seja o melhor possível.

Na prática, o principal objetivo da gestão de qualidade é manter esse padrão alto, a fim de oferecer sempre o melhor, dentro e fora da organização. Porém, é necessário entender que essa gestão não é um objetivo a ser atingido, visto que o padrão deve ser mantido sempre, ao longo dos anos.

A qualidade deve viver na organização, afinal, só assim será possível aprimorar os processos, tarefas e produtos para que todos estejam sempre acima das expectativas e proporcionem o melhor resultado.

Para isso, as organizações podem usar tecnologias e outros recursos extremamente eficientes que ajudam na melhoria contínua da sua rotina.

Dentro da indústria química, a Anvisa define que essa gestão lida com “Atividades referentes à amostragem, às especificações e aos ensaios, bem como à organização, à documentação e aos procedimentos de liberação que garantam que os ensaios sejam executados e que os materiais e os produtos terminados não sejam aprovados até que sua qualidade seja considerada satisfatória.

Gestão de qualidade dentro da indústria química

Com uma boa gestão de qualidade, a indústria química evita cometer diversos erros, como evitar o comércio de produtos sem as análises e inspeções necessárias, por exemplo, ou fora da data de validade.

Como dito, a negligência da gestão de qualidade no setor de químicos é extremamente prejudicial para toda a cadeia (empresa, consumidor e meio ambiente) e tem poucas chances de se manter ativa no mercado. Portanto, estar atento a essa questão é tão importante quanto contar com matéria-prima qualificada para criar um produto verdadeiramente eficiente.

Escolher bem os fornecedores é um dos cuidados que as organizações podem tomar para garantir que as atividades de gestão se mantenham adequadas. Atualmente, é possível encontrar diferentes certificados de qualidade, capazes de comprovar a preocupação de determinadas empresas em manter seu padrão elevado.

Principais certificações de qualidade

ISO 9001:2015

A norma ISO 9001:2015 fala sobre a qualidade dos processos dentro de uma organização com a ajuda de diversos (e importantes) requisitos, como definição de metas, planejamento das atividades e implementação dos planos de ação, além de um bom relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros.

Quando uma empresa implementa todos os requisitos com sucesso, ela consegue a certificação. Entretanto, anualmente ela passa por uma nova análise para manter o certificado, a fim de manter a qualidade dos processos internos sempre.

AS9120:2016

A AS9120B também diz respeito ao sistema de gerenciamento, mas à uma gestão de qualidade relacionada à avaliação de fornecedores aeroespaciais, sendo desenvolvida especialmente para esse público.

Ter esse certificado mostra que a empresa entende a norma, atende aos principais requisitos e, de forma consequente, se preocupa com a segurança das aeronaves. Ele traz benefícios econômicos devido à estruturação das informações e dos processos, oferece transparência e maior assertividade na rotina.

Você pode saber mais sobre as duas certificações clicando aqui!

Gestão de qualidade é o passado, presente e o futuro

Então aposte na melhor gestão de qualidade para o setor químico e tenha todos os benefícios que ela é capaz de oferecer, como segurança, praticidade, os melhores processos internos e a satisfação do consumidor!

E para ter fornecedores químicos que são preocupados com a gestão de qualidade, fale com a X5company! Somos uma empresa responsável que atua por todo o Brasil oferecendo o que há de melhor em químicos.

Possuímos a certificação da ISO 9001:2015 e AS9120:2016 como prova de nosso comprometimento em levar qualidade para todos os nossos clientes.

Para saber mais, clique aqui e entre em contato conosco!


Escrito por:

Agência Canna