A aplicação dos lubrificantes industriais

Publicado em: 23 de junho, 2022

Manter a integridade das máquinas e dos equipamentos é uma das importantes funções que os operadores de uma fábrica precisam se preocupar. Isso porque a quebra de um desses aparelhos pode afetar diretamente a produtividade do local – e o reparo costuma ter um alto custo. Uma maneira de prevenir esse tipo de problema é investir em lubrificantes industriais.

A lubrificação é capaz de prevenir vários problemas e aumentar a vida útil de máquinas industriais. Os desgastes precoces são consequências de uma má lubrificação dos aparelhos, trazendo prejuízos tanto financeiros como de tempo.

Isso porque, com o tempo, o aparelho vai perdendo a sua capacidade, chegando ao ponto até de realmente quebrar e parar de funcionar totalmente. 

Se você trabalha em uma indústria, já deve ter ouvido falar sobre manutenção preventiva. Os lubrificantes industriais são parte importante desse processo. A seguir, entenda mais sobre o que é e como pode auxiliar na rotina.

O que são lubrificantes industriais?

Os lubrificantes industriais são óleos que têm o papel de tornar engrenagens, motores e outras partes das máquinas industriais mais fluidas. 

Trata-se de uma substância que forma partículas protetoras quando colocada em uma superfície que está em atrito com outra. Dessa forma, evita o desgaste das peças.

O atrito é um problema que afeta diretamente na produtividade da máquina porque, geralmente, está relacionada às peças de grande importância. É impossível um aparelho funcionar tendo seu motor ou suas engrenagens enferrujadas e/ou travadas.

Altas temperaturas também são fatores que podem causar problemas nos equipamentos das indústrias e, para isso, os lubrificantes industriais também são eficientes, pois conseguem criar uma camada protetora que reduz os estragos causados pelo calor.

Vantagens de investir em lubrificantes industriais

Existem vários benefícios de investir nos lubrificantes industriais. Apesar do seu papel principal ser reduzir os atritos, há também outras vantagens que tornam o óleo bastante atrativo. A seguir, separamos algumas delas:

  • Controle de temperatura e proteção térmica;
  • Reduz os ruídos e vibrações do maquinários;
  • Ajuda na limpeza das engrenagens e outras peças;
  • Aumenta a vida útil dos equipamentos;
  • Reduz o risco de oxidação e corrosão das peças.

Percebeu que apostar nos lubrificantes é uma forma de contribuir para máxima durabilidade e economia com manutenções em diversas máquinas? Ainda assim, escolher o lubrificante certo para o seu equipamento é necessário – até mesmo para não ter o efeito contrário. 

Onde encontrar lubrificantes industriais de qualidade?

Buscar os lubrificantes industriais certos também precisa estar na lista de afazeres. Não basta usar qualquer óleo para as peças, já que, se for de má qualidade, pode ter o efeito contrário e estragar o equipamento. 

Um bom óleo lubrificante é capaz de aumentar a durabilidade da máquina industrial consideravelmente e, no longo prazo, oferecer um custo benefício muito maior.

A X5 Company é uma empresa especializada em distribuição de produtos químicos industriais, sendo líder para o setor aeronáutico no Brasil – cuidando do armazenamento do produto, logística e entrega para o cliente.

A X5 trabalha com as melhores marcas do mercado, por isso, se está em busca de lubrificantes industriais de qualidade, aqui é o lugar certo. Entre em contato agora mesmo para saber mais sobre nossos produtos!


Escrito por:

Agência Canna