Gestão de produtos químicos na indústria naval: desafios e soluções

Publicado em: 6 de setembro, 2023

A gestão de produtos químicos na indústria naval é uma tarefa complexa que exige soluções estratégicas e produtos de alta qualidade. 

A eficiência da navegação depende não apenas da equipe envolvida, mas também dos produtos químicos essenciais para a construção e manutenção das embarcações. 

Em um breve contexto, a indústria naval é responsável por até 90% das trocas de mercadorias no Brasil com outros países, segundo estudo da Fundação Alexandre de Gusmão. Com relação aos produtos químicos, o país apresenta uma posição de destaque como fornecedor, algo que estimula iniciativa para suprimento de insumos, fortalecendo a indústria naval e suas operações.

Continue no artigo e entenda mais sobre a importância desses insumos na indústria naval e offshore brasileira, destacando os desafios e soluções enfrentados no setor.

A importância da gestão de produtos químicos na indústria naval

A indústria naval e offshore engloba a construção e reparo de uma ampla gama de embarcações e estruturas marítimas, desde navios tanque a plataformas de petróleo. 

A utilização de produtos químicos desempenha um papel fundamental para garantir o funcionamento eficiente e seguro dessas estruturas. No entanto, é fundamental que esses produtos sejam de alta qualidade, de modo que garantam que as embarcações cheguem ao seu destino sem maiores problemas, ou seja, com as mercadorias e os tripulantes em segurança.

Produtos químicos indispensáveis:

Dentre os produtos químicos cruciais na indústria naval e offshore, destacamos:

  • Tintas e revestimentos marítimos: proteção do casco contra organismos marinhos, corrosão e abrasão;
  • Solventes e limpadores: preparação de superfícies e remoção de contaminantes;
  • Tratamento de água e efluentes: desinfecção, tratamento de água e minimização de impactos ambientais;
  • Fluidos hidráulicos e lubrificantes: eficiência de sistemas de propulsão e equipamentos;
  • Produtos de limpeza industrial: limpeza de superfícies e equipamentos;
  • Soldagem e tratamento de metais: proteção e tratamento de metais;
  • Produtos de proteção pessoal: proteção contra exposição aos elementos;
  • Produtos de combate a incêndios: agentes em sistemas de combate a incêndios;
  • Produtos de limpeza e manutenção de tanques: tanques de carga e combustível;

 

Os principais desafios na gestão de produtos químicos

Embora o setor naval tenha sofrido um impacto menor em relação a outros setores durante a pandemia, a gestão de produtos químicos ainda apresenta desafios para a indústria.

Afinal, a demanda por insumos específicos para cada embarcação dificulta a manutenção do estoque ideal. Erros na escolha ou falta desses produtos causam desgaste, corrosão e prejudicam a eficiência das embarcações, afetando sua performance e prazosEntre os principais desafios podemos citar: 

1.Cumprimento das regulamentações ambientais

A indústria naval é obrigada a aderir a rigorosas regulamentações ambientais para evitar a poluição marinha. No entanto, atingir a conformidade total pode ser complexo devido às operações específicas e ao potencial de contaminação.

2.Manuseio e descarte seguro

Assegurar o manuseio seguro de produtos químicos a bordo das embarcações é um grande desafio. Além de uma gestão responsável do descarte de resíduos conforme a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), ambos os pontos são fundamentais para preservar a saúde dos trabalhadores e o meio ambiente marinho.

3.Prevenção da poluição

A prevenção da poluição marinha é crucial para a durabilidade da indústria naval. Vazamentos, derramamentos e descarte inadequado de produtos químicos podem ter impactos significativos no ecossistema marinho e na reputação da empresa.

4.Segurança do trabalhador

A exposição inadequada a produtos químicos pode representar riscos à saúde dos trabalhadores. Garantir que os funcionários estejam devidamente treinados para manusear produtos químicos de maneira segura é uma prioridade.

 

Soluções eficazes para uma gestão responsável

Em contrapartida, as soluções estratégicas que garantam operações eficientes, seguras e em conformidade com regulamentações ambientais. 

A X5company destaca-se como parceira confiável, oferecendo um conjunto abrangente de abordagens inovadoras para superar esses desafios e otimizar a gestão de produtos químicos: 

1.Produtos químicos de qualidade superior

Uma solução eficaz é fornecer produtos químicos de alta qualidade, especialmente formulados para atender às demandas da indústria naval e offshore. A X5company oferece produtos baseados em pesquisas sólidas e tecnologias avançadas, assegurando um desempenho consistente e confiável.

2.Monitoramento e conformidade

A X5company disponibiliza sistemas de monitoramento contínuo, assegurando a adesão às regulamentações e à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Seus produtos químicos são acompanhados por registros detalhados e auditorias internas. Isso garante a conformidade das operações com os padrões estabelecidos, contribuindo para a destinação correta e ambientalmente adequada dos resíduos, em consonância com a PNRS.

3.Treinamento e capacitação

Investimentos em treinamento específico permitem que as equipes adotem práticas seguras para manusear, armazenar e descartar produtos químicos. A X5company é uma aliada na promoção de ambientes de trabalho seguros. Como prova disso, renovamos recentemente o certificado “ACIDENTE ZERO” da Ambipar, em reconhecimento a mais um ano sem incidentes de emergências químicas e ambientais em nossas operações.

4.Auditorias regulares e avaliações

Por meio de auditorias internas regulares e avaliações das práticas de gestão de produtos químicos, a X5company assegura melhorias contínuas e a conformidade constante com os mais elevados padrões.

5.Planejamento de contingência

A X5company desempenha um papel fundamental na elaboração de planos robustos para situações de emergência envolvendo produtos químicos, além de conduzir simulações de cenários. Essas medidas visam minimizar danos em caso de acidentes inesperados.

Compromisso com a excelência na gestão de produtos Químicos

A X5company é líder na indústria naval ao oferecer soluções estratégicas que abordam os desafios críticos na gestão de produtos químicos. 

Nossa expertise técnica e especializada contribui para um ambiente de trabalho seguro, operações sustentáveis e eficiência excepcional na indústria naval brasileira. 

Confie na experiência da nossa empresa para otimizar sua gestão de produtos químicos nas operações marítimas. Entre em contato e solicite um orçamento!


Escrito por:

Agência Canna