Você conhece a procedência de seus produtos Químicos?

Publicado em: 25 de maio, 2020

O Brasil tem a 2ª maior frota de aviões agrícolas do mundo! Com isso, o número de empresas de manutenção para aeronaves tem aumentado a cada dia. Isso é ótimo para o cenário nacional, mas cabe ressaltar que grande oferta não é sinônimo de qualidade. Apenas oficinas homologadas podem oferecer um serviço adequado!

Um dos seus grandes diferenciais é o controle sobre a procedência de produtos químicos.

Assim como em outros segmentos, em âmbito nacional e internacional, enfrenta-se problemas de falsificação de produtos e oferecimento de itens alternativos a baixo custo. Estes não seguem padrões de qualidade que determinam concentração, tempo de reação, viscosidade, entre outras propriedades dos químicos, oferecendo riscos ao não serem vistos como parte importante da composição de uma aeronave.

Por exemplo: um simples reparo de uma carenagem com qualquer adesivo bi-componente existente no mercado, mas que não tenha as propriedades de uso aeronáutico, pode fazer com que essa se solte durante o voo, causando um acidente que envolve tanto a aeronave quanto quem estiver no solo. Algo que parecia simples, fácil e mais barato pode trazer consequências grandes e irreparáveis.

Assim, torna-se de suma importância a busca por fornecedores com certificações em sistema de gestão da qualidade, bem como distribuidores/revendedores autorizados e homologados pelos fabricantes, garantindo a procedência e a rastreabilidade do produto.

Hoje as normas de sistema de gestão e garantia da qualidade já abordam requisitos quanto à essa necessidade, inclusive, existem normas específicas para o segmento aeronáutico, como a série AS9000, e dentro dela a AS9120, que traz, por exemplo, requisitos relacionados à tratativa para evitar aquisição de itens falsificados.

Por ser um padrão internacional, e de pouca procura, não há no Brasil organismo de certificação acreditado para essa norma. Se faz necessário a busca de empresas fora do país para realização dessa certificação. E foi o que fez a X5company.

Primeira empresa dedicada exclusivamente em soluções de fornecimento de químicos aeronáuticos, com processos que visam suprir o cliente não só em produtos, mas também de todo o gerenciamento de estoque, a X5company é líder de mercado. A fim de tornar mais robusto seu processo de controle de produtos químicos, a empresa conseguiu a certificação AS9120 de sua matriz no Brasil e a filial em Miami EUA, sendo a única empresa do segmento certificada na América do Sul.

A X5company também é parceira oficial da Shell, fazendo assim a importação dos produtos AeroShell para aviação e abastecendo os principais distribuidores pelo território nacional. Essa importação legal tem como principal vertente a garantia dos produtos, qualidade e a certificação do fabricante. Toda essa movimentação é autorizada junto a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

A empresa X5company está entre os quase 100 expositores que já confirmaram sua presença no Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, organizado pelo Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola), que vai ocorrer de 28 a 30 de julho, em Sertãozinho/SP.

Você que trabalha na área, ou quer saber mais sobre esse setor, não perca a oportunidade de participar!

 

Luis Anselmo- Químico, pós graduado em Engenharia de Produção, atua na área de aviação há mais de 16 anos.


Escrito por:

Agência Canna