Um panorama sobre a Indústria Naval Brasileira

Publicado em: 7 de abril, 2022

A indústria naval é um segmento de grande importância para o Brasil comercializar produtos e fazer exportações. A rota com a Índia, por exemplo, é uma das maiores vantagens estratégicas que o setor tem a oferecer para garantir mais agilidade no transporte de produtos.

O crescimento acelerado desse setor aconteceu durante o governo de Juscelino Kubitschek, mas segue evoluindo. Um estudo feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), de 2000 a 2012, apontou um crescimento de 19,5% ao ano. Durante o período, os investimentos ultrapassaram R$ 149,5 bilhões, o que contribui para a geração de empregos, tanto diretos quanto indiretos.

Alguns momentos foram bastante marcantes para a indústria naval no mundo. No Brasil, vale destacar a exploração do petróleo no final da década de 1980, mas é claro que essa é uma análise muito mais superficial, já que os navios são usados há muito tempo, desde que os portugueses chegaram às terras brasileiras.

A princípio, o mercado naval era bastante concentrado na região Nordeste, mais especificamente em Salvador. Atualmente, o porto de Santos, em São Paulo, tornou-se um polo fundamental, assim como o Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro, criado em 1763.

A importância da indústria naval no Brasil

O transporte marítimo é essencial para o comércio exterior, e o Brasil tem boa parte de sua economia circulando através da exportação de produtos. De acordo com o estudo da Fundação Alexandre de Gusmão, 90% das trocas de mercadorias no Brasil com outros países acontecem por meio da indústria naval, mostrando ainda mais a sua importância.

Para o mercado interno, o modelo de navegação é conhecido como cabotagem. Confira mais sobre o cenário desse tipo de navegação.

Cabotagem: um mercado promissor para o setor naval

No entanto, uma outra modalidade chama bastante a atenção no setor naval: a cabotagem. Esse tipo de navegação ocorre quando a movimentação de cargas não perde a costa de vista, portanto, é utilizada para o mercado interno.

No Brasil, esse modelo é considerado promissor e vantajoso. Isso porque o país possui uma grande quantidade de portos e pode eliminar a dependência do transporte feito em rodovias, principalmente diante das incertezas que ocorrem com o setor rodoviário.

Para que esse modelo de transporte seja mais utilizado, é importante que ocorra novas ações por parte do governo a fim de convencer empresas privadas a realizarem investimentos.

Entre os principais benefícios de apostar na cabotagem, podemos destacar:

  • Economia de custos;
  • Segurança;
  • Menor Impacto no meio ambiente;
  • Aumento da competitividade do setor logístico

É importante ressaltar que para o bom funcionamento desse modelo, toda a frota de navios deve estar em dia e utilizar produtos químicos de qualidade.

Os impactos da pandemia na Indústria naval

Durante a pandemia, houve uma preocupação generalizada em relação ao futuro econômico do país, e a indústria naval foi impactada. Mas, diferente de outros setores, ela conseguiu enfrentar os transtornos logísticos causados pela paralisação nas produções.

A estabilidade de navios circulando pelos portos foi um ponto que chamou a atenção dos economistas, já que a frota se manteve produtiva. Durante os primeiros meses da pandemia, a indústria naval atingiu 85% na quantidade de exportações e 67% nas importações, de acordo com dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O Brasil possui mais de 30 portos capazes de fazer os transporte fluvial, uma grande vantagem, pois significa na prática uma grande gama de opções para a circulação de navios em águas internacionais.

As vantagens de investir na indústria naval

Não são poucos os benefícios de se investir na indústria naval. A abundância de rios e mares no Brasil é bastante estratégica para chegar em outros países, mas existem outros fatores que vale a pena serem recordados:

  • Custo baixo do frete;
  • Capacidade de transportar uma quantidade alta de cargas pesadas;
  • Percorre longas distâncias;
  • Segurança;
  • Grande número de portos no Brasil.

Não há dúvidas de que o setor naval já é bastante explorado no Brasil, mas a tendência é crescer ainda mais por se mostrar uma alternativa mais barata de comercializar com outros países. Para continuar em crescimento, o setor como um todo precisa firmar boas parcerias, como com empresas de químicos que ajudam a garantir o fornecimento de substâncias importantes para a manutenção dos navios e até mesmo de algumas cargas.

A X5 Company distribui produtos químicos de qualidade e pode ser aliada do setor para um desenvolvimento ainda maior, principalmente para o modelo da cabotagem. Se a sua empresa precisa de produtos químicos para se desenvolver, a X5 tem a solução certa. Entre em contato e solicite um orçamento agora mesmo!


Escrito por:

Agência Canna