Manutenção naval: por que realizar?

Publicado em: 15 de agosto, 2022

Seja para passeio ou mesmo voltada para o setor de exportação, as embarcações são parte relevante para o bom funcionamento da indústria naval. Por essa razão, manter a integridade das embarcações é necessário e a manutenção naval é a chave para isso acontecer. 

A indústria naval é um setor que vem crescendo no Brasil e que conta com investimentos robustos. Entre os anos 2000 e 2012, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o setor chegou a receber repasse de quase R$ 150 bilhões. 

O transporte marítimo é um dos maiores protagonistas para a atividade de exportação, chegando a corresponder a 90% do canal utilizado em trocas de mercadorias do Brasil e outros países. 

Com uma proporção tão elevada e com atividades tão fundamentais para geração de emprego e melhora da economia do país, fica claro que esse setor não pode “se dar ao luxo” de passar por muitos perrengues em suas embarcações. 

A manutenção naval garante que as embarcações (de pesca, passeio, mercantes ou de qualquer outro setor) consigam ter maior durabilidade e segurança. 

Alimentos como carnes, galinhas e peixes ou mesmo frutas são exemplos de insumos que costumam ser transportados para outros países por embarcações. Esses produtos são bastante delicados e perenes, por isso, um problema na embarcação pode fazer com que toda a mercadoria seja estragada por ficar mais tempo do que o previsto em alto mar, sendo deslocada.

Para realizar o processo de manutenção nessa indústria, é importante contar com produtos e materiais de qualidade – além de buscar o profissional certo. A seguir, separamos as principais informações que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura para conferir!

O que é manutenção naval? 

A manutenção naval é um procedimento industrial que consiste em fazer ajustes ou até mesmo revisar uma embarcação para garantir que ela nem chegue a dar problemas no futuro. Esse último exemplo é o que chamamos de “manutenção preventiva”. 

Quando se trata da indústria naval, o ideal é sempre buscar fazer uma rotina de manutenção para checar os equipamentos e não esperar até que uma embarcação comece a apresentar falhas. 

Uma boa manutenção naval garante que as embarcações operem de maneira fluida e regular, evitando surpresas que podem ser dolorosas para o bolso (e ainda comprometerem a saúde e integridade da equipe).

Importância da manutenção naval

Diferente de outras tantas indústrias, o segmento naval precisa estar preparado para as mais distintas ações do tempo. Seja chuva ou sol, calor ou frio, ventando ou não, é importante que as embarcações sejam resistentes o bastante para se adequar aos diversos cenários. 

O transporte marítimo é essencial para o comércio exterior e uma quantidade imensurável de cargas é transportada todos os dias. O cuidado em fazer uma manutenção naval, focada não só em problemas pontuais, mas na integridade da embarcação como um todo, é uma garantia maior de qualidade por longo tempo. 

Além disso, é impossível não pensar nos gastos. Uma manutenção preventiva, que consegue muitas vezes captar um problema antes que ele se manifeste, traz menos custo se comparado à uma manutenção quando já há algum problema. 

Se organizada da maneira certa, a manutenção poderá fazer parte do fluxo da empresa e não se tornar um contratempo de última hora – que além de desagradável, trava toda a operação e o planejamento de caixa da empresa responsável. 

A indústria naval deve continuar crescendo nos próximos anos e, por isso, é fundamental adotar a manutenção naval como parte da rotina. Esse é o primeiro passo. O segundo, é buscar por produtos de excelência para garantir máxima qualidade e sucesso na correção de problemas. 

A X5 Company é uma distribuidora de produtos químicos de altíssima qualidade e pode ser aliada na hora de fazer a sua manutenção, visando um desenvolvimento ainda maior, principalmente para o modelo da cabotagem. Se a sua empresa precisa de produtos químicos para se desenvolver, a X5 tem a solução certa. Entre em contato e solicite um orçamento agora mesmo!


Escrito por:

Agência Canna