Os processos da gestão de produtos químicos

Publicado em: 2 de janeiro, 2023

Do ar que respiramos ao aparelho que você usa para ler este texto, tudo é resultado de alguma reação química. Nessa cadeia, também existem os produtos químicos, que são grandes aliados de diversas indústrias, mas também provocam malefícios à saúde e ao meio ambiente. Isso tornou necessária a criação de políticas que contribuam e ajudem no descarte e gestão de produtos químicos.

Atualmente, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) fala sobre diretrizes para descarte de resíduos sólidos no Brasil. A Lei nº 12.305 está em vigor desde 2010 e mostra as boas práticas no descarte desse tipo de produto. A indústria química, por ser parte ativa nos impactos ambientais, deve seguir a Política, a fim de realizar o descarte de seus produtos corretamente.

O descarte é apenas uma das etapas envolvidas em toda a gestão de produtos químicos. Abaixo, confira outros processos que fazem parte da gestão e sua importância.

5 etapas fundamentais na gestão de produtos químicos

Fazer a gestão de produtos químicos contribui para o melhor controle desses produtos, tanto interna quanto externamente, mas também em questões ambientais. Nesse cenário, confira os 5 principais processos que essa gestão envolve e seus benefícios!

Gestão de risco ambiental

Na prática, a gestão de risco ambiental é o conjunto de estratégias implementadas dentro da indústria para assegurar o respeito ao meio ambiente e à saúde humana. Essa gestão busca encontrar um equilíbrio entre as necessidades da empresa com a exploração sustentável dos recursos naturais.

Além de ser importante para o uso dos recursos de forma inteligente, a gestão de risco ambiental também evita diversos problemas, como acidentes químicos, assim como aconteceu em Beirute, no Líbano, em 2020.

O acidente consistiu em uma explosão no porto de Beirute, local em que havia armazéns de explosivos e produtos químicos, inclusive nitrato de amônio, que estava armazenado há 6 anos no porto, explodindo e deixando milhares de mortos e feridos, prejudicando a saúde humana e ambiental.

Com as condições adequadas de armazenamento (e pelo tempo correto), a explosão não teria acontecido, algo possível de prever dentro da gestão de risco. 

Certificações

As certificações são parte de uma gestão de produtos químicos eficiente. Atualmente, é possível encontrar diversas delas, como a ISO 14001, norma capaz de guiar a empresa para implementação e manutenção de um sistema de gestão ambiental, e também a AS9120: 2016, uma norma internacional que busca certificar que a empresa ou indústria cumpre com os Requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade para armazenamento e distribuição de peças aeroespaciais, inclusive produtos químicos.

Ter uma certificação como essas permite que a empresa trabalhe com maior eficiência e alta qualidade, ao mesmo tempo em que gera credibilidade e aumenta a competitividade de mercado, fazendo com que ela seja bem-vista pelo seu público.

Entretanto, essas certificações precisam ser renovadas, a fim de que a empresa sempre atinja os padrões de qualidade.

Armazenamento

Dentro da gestão de produtos químicos, o armazenamento é uma etapa importantíssima e que deve ter toda a atenção. É um processo que exige cuidados e precisa de um local específico que tenha o controle de alguns aspectos naturais, como temperatura, ignição, ventilação, iluminação, umidade e identificação.

Os cuidados devem ser periódicos e rigorosos, sendo essencial consultar regularmente a ficha de informações de segurança de produtos químicos (FISPQ), que conta com todas as informações sobre o armazenamento de diferentes produtos.

Logística

A logística envolve diferentes etapas, o que, por si só, torna esse processo bem trabalhoso, embora seja essencial para a segurança dos produtos, do meio ambiente e da população de forma geral.

O transporte e manuseio, por exemplo, são dois fatores contemplados dentro da logística que ajudam a gerir os produtos químicos da melhor maneira. Além de contribuir para a melhor organização, toda a logística também ajuda na gestão de shelf life, controle de estoque, entre outras tarefas essenciais dentro de qualquer indústria – principalmente na química.

Logística reversa

Fazer o descarte correto de produtos químicos é essencial, o que tem relação direta com a logística reversa! Esse processo visa recolher e encaminhar os insumos pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, a fim de proteger o meio ambiente por conta do reaproveitamento e/ou do descarte correto desses materiais.

O sistema de logística reversa tem esse nome porque, como ele próprio dá a entender, trabalha de forma inversa ao caminho original, em que a empresa oferece o produto ao consumidor. Aqui, o consumidor o devolve à empresa, para que ela dê o fim adequado ao material.

A importância da gestão de produtos químicos – e como a X5company pode te ajudar!

Com uma boa gestão de produtos químicos, as indústrias têm maior controle sobre os seus próprios processos e torna possível o trabalho em prol do meio ambiente. Além disso, uma boa gestão irá ajudar a cumprir a lei e garantir um mundo menos poluído para as próximas gerações, de acordo com as políticas atuais de preservação ambiental.

Nesse cenário, a X5company se torna uma verdadeira aliada. Com a ajuda do Programa de Abastecimento, os clientes X5 que participam do programa não precisam se preocupar em ter um espaço próprio para armazenar seus produtos químicos, já que a empresa os fornece sempre que for necessário, à pronta entrega, com gestão completa de shelf life e perdas!

Além disso, a X5company também trabalha com logística reversa, prezando por dar a finalidade correta aos produtos químicos e reaproveitá-los da melhor maneira possível, reduzindo os impactos ambientais.

Conte com uma empresa que preza pela gestão de produtos químicos e te ajuda a fazê-la. Fale com a X5company clicando aqui!


Escrito por:

Agência Canna