Descarte de resíduos químicos: por que é importante fazer corretamente?

Publicado em: 13 de outubro, 2022

A demanda de mercado em produtos químicos é cada vez maior, um panorama comprovado pelo levantamento preliminar da Abiquim, que mostra o aumento da demanda de 7,1% desses produtos nas indústrias. Com essa crescente, é importante que o setor industrial também se preocupe com outra questão importante: o descarte de resíduos químicos.

As próprias indústrias, por exemplo, são grandes produtoras de resíduos, o que torna fundamental que seu descarte seja feito adequadamente. Isso porque descartar incorretamente causa inúmeros impactos ao meio ambiente e aos seres vivos, e sustentabilidade é um assunto que nunca esteve tão em alta como agora, tornando importante a conscientização de todos.

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box, uma plataforma de pesquisa de mercado, comprova isso. De acordo com os dados do levantamento, mais de 80% dos brasileiros consideram a sustentabilidade como um tema importante para o cotidiano.

Nesse cenário, a sustentabilidade, entre outras questões, diz respeito ao descarte correto de resíduos químicos. Existem processos que devem ser seguidos e que assegurem a destinação adequada de resíduos tão poluentes quanto esses.

O primeiro passo é fazer a identificação da procedência dos resíduos. Isso porque, dependendo de quais sejam, eles não podem ser misturados, evitando problemas maiores. Portanto, antes de fazer o descarte, de fato, é importante separar os materiais.

Descarte de resíduos químicos vencidos

Outro ponto importante a ser mencionado é sobre o descarte de resíduos químicos vencidos. É necessário estar atento à data de validade e, se for ultrapassada, descartar corretamente. Abaixo, veja como isso pode ser feito com químicos sólidos e líquidos.

Descarte de resíduos químicos sólidos

Apesar de alguns produtos sólidos parecerem inofensivos, eles são extremamente prejudiciais por serem químicos, algo que é pouco abordado. Itens que possuam grandes quantidades de borracha, madeira, isopor e carvão, por exemplo, podem ser altamente inflamáveis e, por isso, desencadeiam facilmente incêndios caso tenham contato com faíscas ou outros líquidos inflamáveis.

Tendo isso em vista, é importante que o descarte seja feito com alguns cuidados, como o armazenamento em um recipiente específico que não tenha furos e seja devidamente identificado. Isso também diz respeito às embalagens dos produtos químicos, já que podem conter algum resíduo.

Descarte de resíduos químicos líquidos

Óleos lubrificantes, aditivos industriais, solventes e outros produtos químicos líquidos devem ter igual cuidado ao serem descartados, já que podem causar inúmeros danos ao meio ambiente. Ser despejado de qualquer maneira é extremamente prejudicial, visto que chegam aos rios, córregos e mar, provocando doenças, alergias e até mesmo intoxicação aos animais.

O ideal é manter os produtos dentro da embalagem original, que é feita para suportar o contato com o produto químico. Isso reduz as chances de o recipiente romper. Entretanto, caso seja necessário transferir o líquido, é importante rotulá-lo adequadamente.

 

Atualmente, muitas fornecedoras fazem o processo chamado de logística reversa, em que o cliente devolve o produto para as empresas de quem comprou e, conforme seus processos internos, conseguem descartar os resíduos sem prejudicar o meio ambiente, ou reciclá-lo para que entre na cadeia produtiva novamente.

Por que é essencial fazer o descarte de resíduos químicos adequadamente?

Além de preservar o meio ambiente e a vida marinha, o descarte de resíduos químicos correto preserva a saúde pública de forma geral. Isso porque há menos incidência de contaminação, o que, de forma consequente, reduz a eliminação de produtos tóxicos no meio ambiente.

Outro ponto está diretamente ligado à reciclagem. Por poupar recursos e energia, é uma excelente forma de reaproveitar o produto, causando uma boa economia financeira.

Atualmente, a legislação dispõe de regras a serem seguidas para o descarte, auxiliando empresas no gerenciamento, recolhimento e também no transporte de resíduos químicos.

Fale com quem entende do assunto

A X5company é referência na distribuição, mas também atua com o descarte de resíduos químicos. Além da logística reversa, também trabalhamos com o descarte dos produtos, a fim de garantir a sua destinação correta e a garantia da preservação ambiental, que é uma das nossas missões!

Conheça mais sobre nosso trabalho e tudo o que podemos fazer. Entre em contato clicando aqui!


Escrito por:

Agência Canna