Armazenamento de produtos químicos: Como fazer?

Publicado em: 20 de abril, 2022

O armazenamento de produtos químicos é uma atividade que exige diversos cuidados. Se a sua empresa possui um depósito para guardar esse tipo de insumo, é importante verificar se ele está adequado para seguir as principais recomendações de segurança.

Essa preocupação com a armazenagem de químicos acontece no mundo inteiro, e existem regras específicas para realizar o procedimento com máximo cuidado. Aqui no Brasil, a regulação é feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para muitas empresas, cuidar da logística dos produtos químicos é realmente complexa: precisa de um espaço adequado, que precisa ser fiscalizado ao menos uma vez no ano, além de adequar o ambiente para as diferentes especificidades dos tipos de insumos adquiridos. 

Apesar de burocrático, o processo é fundamental para preservar a saúde e integridade – tanto dos funcionários como, muitas vezes, do próprio consumidor final, bem como para evitar possíveis acidentes. 

O motivo é que as condições naturais do ambiente (temperatura, umidade e luminosidade) podem ser prejudiciais e alterar a fórmula específica do produto. No caso de sofrer alteração, ela pode acabar não desempenhando o potencial que deveria (e em alguns casos mais graves, até causar danos à saúde).

A norma regulamentadora que estabelece critérios para o armazenamento de produtos químicos é a NBR 14725-4. O documento de 27 páginas traz informações gerais sobre armazenamento, transporte, segurança, meio ambiente e saúde envolvendo químicos, inclusive, mostrando como consultar a ficha de informações de segurança de produtos químicos (FISPQ)

A seguir, iremos abordar os principais pontos da norma e os erros mais comuns que empresas cometem hoje. Confira!

Como fazer o armazenamento de produtos químicos?

O armazenamento de produtos químicos precisa de um local específico que tenha o controle de alguns aspectos naturais, como: temperatura, ignição, ventilação, iluminação, segregação, umidade e identificação. 

Nota-se que não adianta apenas disponibilizar um espaço para estoque qualquer, aquele “cantinho vago” na fábrica. Quando se trata de insumos químicos, todo cuidado é pouco. 

Os cuidados precisam ser periódicos nas áreas de depósito e a manutenção deve ser rigorosa. Isso porque um elemento danificado pode emitir substâncias e estragar outros produtos se não estiver bem embalado. Ao menos uma vez no ano é importante que o estoque seja inspecionado, e que produtos vencidos ou indesejados sejam retirados o quanto antes.

É importante sempre consultar a ficha de informação de segurança de produtos químicos (FISPQ), pois nela você irá encontrar todas as informações sobre o armazenamento de diferentes produtos, inclusive, entender a compatibilidade de diferentes produtos. Saber isso vai ajudar especialmente na etapa de segregação dos produtos.

A ficha deve ser consultada sempre antes de montar o estoque, pois a partir dela você consegue entender quais produtos podem ficar próximos e quais precisam estar separados.

Os riscos de fazer o armazenamento de maneira incorreta 

O manuseio e armazenamento de produtos químicos exigem cuidados porque apresentam riscos que precisam ser evitados. Existem insumos químicos de todos os tipos – desde os mais simples para a limpeza até os que são considerados explosivos.

Além disso, cada produto químico tem a sua particularidade e necessidade em relação ao armazenamento, e por isso, um gestor precisa estar atento a cada uma dessas características próprias do insumo. 

Pensando nas diferentes características, é importante sempre rotular os produtos químicos e incluir na embalagem informações sobre a identidade e, se for o caso, também um aviso de perigo apropriado e bem destacado. 

Os produtos químicos líquidos devem ser armazenados em embalagens inquebráveis, de preferência com contenção dupla, para se caso houver algum acidente, as chances do produto esparramar são menores. 

O mesmo critério deve ser aplicado em relação aos ácidos, que precisam de um local dedicado e uma embalagem que ofereça proteção para evitar o vazamento.

Armazenamento de produtos químicos inflamáveis

Os inflamáveis apresentam sempre um risco adicional, e por essa razão, devem ser armazenados em um gabinete exclusivo para esse tipo de químico. Se o volume de produtos armazenados exceder 10 galões, o recomendado é manter as portas fechadas.

Em contato com outros produtos químicos, as reações de produtos inflamáveis podem ser desastrosas e causar acidentes graves. 

Erros comuns no armazenamento de produtos químicos

Armazenar produtos por ordem alfabética

Muitas empresas ainda fazem esse tipo de organização, e por mais que facilite na hora de encontrar determinada solução, é extremamente perigosa, pois não leva em consideração as exigências de cada insumo e nem se os produtos que estão próximos são compatíveis.

Prateleiras lotadas

As prateleiras cheias indicam um risco. É muito fácil na hora que um operador for pegar um dos produtos químicos esbarrar e derrubar outro, causando sérios prejuízos para a empresa.

Armazenamento de produtos químicos acima do nível dos olhos

Um risco gigante para a segurança de qualquer colaborador é ter os químicos acima do nível dos olhos. Em caso de um acidente, os danos podem ser graves e permanentes. 

Colocar os produtos químicos no chão ou em corredores de tráfego 

Mesmo que temporariamente, esse tipo de atitude pode causar acidentes, o que leva a perda de produto e, dependendo do tipo de químico presente, ainda é prejudicial à saúde e segurança dos funcionários, bem como a todo o ambiente. 

Programa de abastecimento – X5 Company

Trouxemos os principais pontos em relação ao armazenamento de produtos químicos, mas existem várias outras especificidades que a ABNT regulamenta. Se a sua empresa quer focar apenas no básico e não precisar passar pelo desgastante processo de adaptar o estoque, existe uma solução.

A X5 Company, empresa líder no segmento de produtos químicos, possui um programa de abastecimento que ajuda empresas que não querem estocar os insumos a nunca ficarem sem produtos para desempenhar atividades. 

Devido a nossa ampla experiência, nossa equipe está preparada para cuidar de todo o seu estoque de químicos. Ou seja, você transfere todo o seu estoque para a nossa empresa e nos responsabilizamos por todo o processo logístico, com o envio dos produtos e gestão completa de shelf-life,

Para saber mais sobre o programa de abastecimento, clique aqui!


Escrito por:

Agência Canna