A importância da escolha por tintas aerospace para sua indústria

Publicado em: 23 de dezembro, 2021

A importância da manutenção das aeronaves é incontestável. É por conta desse cuidado que a estrutura consegue voar bem e ser útil por longos anos. Entretanto, parte fundamental da manutenção, e que pode ser esquecida por muitos, é a pintura com tintas aerospace.

Usar tintas aerospace é um cuidado especial que torna todo o desempenho da aeronave bem mais assertivo e eficiente. Isso porque essa tinta é desenvolvida especialmente para a estrutura, conseguindo ter a melhor performance e suprir as necessidades do modelo.

Optar por essas tintas pode ser bastante vantajoso em diferentes aspectos, o bom alastramento permite uma excelente cobertura , otimizando o tempo, além de reduzir a quantidade de produto usada. Assim, toda a tarefa se torna mais rápida e dinâmica.

Outro fator importante a mencionar está na adesão do produto à superfície. Exatamente por ser feito para aeronaves, as tintas conseguem aderir melhor, trazer um bom apelo estético e oferecer as inúmeras características positivas que são conhecidas por ter.

Quais os benefícios das Tintas Aerospace?

Assim como a linha Aeroshell é importante para as aeronaves, as tintas aerospace também são e agregam inúmeros aspectos positivos que vão além da estética do avião. E a necessidade de retocar a pintura pode se dar por diferentes motivos, seja por desgaste com o tempo, pelo contato com produtos corrosivos, entre outros.

Mas uma coisa é indiscutível: a necessidade de pintar a estrutura para contribuir com o bom desempenho da aeronave.

Confira abaixo alguns dos principais benefícios que as tintas aerospace da AkzoNobel podem oferecer.

Longa durabilidade

A durabilidade é, sem dúvidas, uma das principais características das tintas aerospace. Com elas, a aparência “de fábrica” dura muito mais, além de garantir todos os benefícios anticorrosivos essenciais para as aeronaves ao longo do tempo.

Além disso, a pintura resiste às intempéries, densidades e mudanças bruscas de tempo, oferecendo uma boa performance.

Melhor desempenho

A alta tecnologia presente na maneira de aplicação, bem como na própria tinta, oferece a ela um excelente desempenho e, consequentemente, a durabilidade, como já falamos anteriormente.

Assim, é possível garantir um bom acabamento, além das demais características fundamentais que uma tinta para aeronave deve ter, levando em conta as suas necessidades.

Cor & Aparência

Pela alta qualidade encontrada nas tintas aerospace, a cor não desbota com facilidade e permanece com a sua tonalidade vívida e bem fiel desde a primeira camada, sem prejudicar as características que a tinta deve oferecer à superfície. 

Apesar de a aparência ser apenas uma das vantagens oferecidas pelas tintas, ela é, sem dúvidas, notável e não pode passar despercebida. A combinação de tintas aerospace (tinta + verniz) traz uma retenção de brilho única, além de oferecer maior vivacidade às cores. 

Ainda, a “aparência molhada”, que faz referência ao brilho de verniz, é bem mais duradoura que outras tintas similares no mercado, oferecendo um aspecto bonito e brilhante para toda a superfície. 

É ecologicamente correta

As tintas aerospace não são aliadas apenas das aeronaves, mas também do meio ambiente! Sua formulação é ecologicamente correta, o que também traz muitos benefícios para a imagem da indústria.

Usá-las é ter o melhor em pintura, mas sem abrir mão da sustentabilidade, que é tão importante nos dias atuais.

Menor tempo de secagem

As boas características de secagem ajudam  a reduzir o tempo que a superfície leva para estar pronta para a aplicação da segunda camada, mais conhecida como verniz, mas no ramo da aviação chama-se Clear Coat , otimizando  o tempo que a tarefa demora para ser feita.

Contar com as tintas aerospace é ter uma aliada em tudo o que diz respeito à pintura das aeronaves.

Conformidade com os órgãos reguladores da aviação

A fiscalização é bem atuante nas oficinas de manutenção, não sendo diferente com as tintas, os órgãos reguladores da aviação também exigem que as tintas sejam homologadas, testadas e específicas, para as diversas condições climáticas que uma aeronave pode enfrentar, isso só se pode comprovar por meios de certificados de análises químicas dos produtos e relatórios de testes o que somente um distribuidor autorizado pode oferecer como a X5 Company.

Soluções em tintas aerospace para diversos segmentos industriais

Muitos setores industriais que usam aeronaves podem se beneficiar com a aplicação das tintas aerospace. Para aviões que pulverizam produtos agrícolas, que podem ser corrosivos, por exemplo, a tinta é uma verdadeira aliada, já que tem boa durabilidade e resistência aos agentes prejudiciais.

Mas onde você pode adquirir as tintas aerospace?

A X5 te ajuda! Nós oferecemos as tintas aerospace da Akzo Nobel nas linhas Base Coat e Clear Coat para garantir uma pintura qualificada e o que há de melhor em banho de brilho!

Para ter acesso aos produtos e a outras soluções específicas do setor industrial, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!


Escrito por:

Agência Canna