A aplicação do óleo hidráulico na indústria marítima

Publicado em: 13 de abril, 2023

Para a indústria funcionar com a sua melhor capacidade, muito deve ser feito na rotina, como garantir o desempenho dos equipamentos e maquinários, bem como o de sistemas essenciais para a produção. Nesse sentido, muitos produtos se tornam indispensáveis para o bom funcionamento, como o óleo hidráulico.

A principal função do óleo hidráulico é transmitir força aos equipamentos, para que o movimento de peças no interior das máquinas seja feito com maior potência sem prejudicar os componentes. Com a força adequada, os maquinários conseguem desempenhar sua função corretamente preservando seus componentes internos e aumentando a produtividade.

Mas não é só isso. O óleo hidráulico desempenha outras funções, faz parte do dia a dia da indústria e de diversas atividades (pontuais e corriqueiras), sendo um produto indispensável para todos os segmentos. 

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre esse produto!

A importância de escolher o óleo hidráulico corretamente

Além de agregar força às peças internas de equipamentos variados, o óleo hidráulico também é capaz de lubrificar maquinários adequadamente, evitando o desgaste de componentes e, consequentemente, todos os problemas ocasionados por isso, como paradas bruscas e a diminuição da vida útil da estrutura.

Mas além de usar o óleo hidráulico na rotina, é importante usar o óleo correto, para que ele ofereça tudo aquilo que a indústria necessita. A escolha correta permite o aumento da vida útil das máquinas, bem como a performance desse tipo de ativo, conforme a necessidade.

Suponha que uma indústria precise de um óleo com propriedades de antidesgaste, mas, ao invés de adquirir um produto como este, opta pelo comum. O uso do produto será ineficaz, além de poder trazer consequências negativas para o desempenho dos equipamentos.

Uma dessas consequências é o vazamento constante, que é um dos problemas mais comuns relacionado ao uso de um produto inadequado para a função. Além de causar parada nas máquinas, esse transtorno exige a paralisação da equipe para conter o vazamento, reparar o problema e ainda limpar o ambiente.

Óleo hidráulico de base mineral X de base sintética e semissintética

Óleo de base mineral

A maior parte dos óleos hidráulicos encontrados atualmente são de base mineral, mas, apesar disso, muitos ainda sofrem variações conforme o nível de saturação entre eles.

O nível de saturação indica a capacidade de dissolução da água quando em contato com o óleo. O índice considerado normal é de 200 a 300 ppm a 20°C para o óleo de base mineral.

Óleo de base sintética e semissintética

Hoje em dia, os óleos de base sintética e semissintética também ganharam espaço no mercado e são muito usados, principalmente em produtos cujo intuito seja economizar energia.

Uma das aplicações mais comuns de óleo hidráulico com essa base é em produtos resistentes ao fogo, que trabalham próximos a locais em que o perigo de incêndio é constante.

Principais aditivos em óleo hidráulico

É possível encontrar óleos hidráulicos com muitos aditivos, sendo alguns dos principais:

  • Antidesgaste: que forma uma película protetora capaz de evitar o contato entre os metais;
  • Emulgadores: contribui para a capacidade do óleo de se separar da água – um processo que, quanto mais rápido for feito, melhor será para o equipamento;
  • Inibidores de corrosão e ferrugem: evitam a corrosão e a ferrugem, protegendo o metal e contribuindo para aumentar a vida útil dos maquinários;
  • Antioxidante: inibe todos os efeitos da oxidação causados por temperaturas altas, bem como o envelhecimento do lubrificante, permitindo seu melhor funcionamento por muito mais tempo.

Fale com a X5company

Pensou em óleo hidráulico para indústria, pensou em X5company! A empresa oferece esse e muitos outros químicos essenciais para os mais diversos segmentos da indústria, garantindo entrega rápida, alta qualidade e um atendimento personalizado.

Clique aqui e entre em contato!


Escrito por:

Agência Canna