A importância da aviação agrícola para o crescimento do agronegócio

Publicado em: 4 de abril, 2022

O agronegócio é uma atividade fundamental para o Brasil, economicamente e socialmente, já que é responsável pela garantia das principais commodities – que garantem desde o alimento até matérias-primas para as fábricas. Para manter o pleno funcionamento do setor, a tecnologia vem se mostrando mais presente, como a aviação agrícola, que contribui para trazer mais agilidade nas atividades rurais.

Mostrando isso em números, o PIB do Agronegócio representa cerca de 27,4% do PIB brasileiro, e, chegou a crescer mais de 8% em 2021, de acordo com dados Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

A aviação agrícola no Brasil contribui para diversas atividades no campo e é fundamental para mais de 15 culturas no Brasil, como: cana de açúcar, café, arroz, soja, milho, trigo, algodão, banana, laranja, eucalipto, seringueira, feijão, batata, mandioca, macadâmia e pastagem. Portanto, é uma atividade mais antiga do que parece.

Continue no artigo e entenda um pouco mais sobre o papel da aviação agrícola e quais ganhos trouxe para ajudar no agronegócio.

O que é aviação agrícola e quando surgiu?

A aviação agrícola é uma tecnologia que chegou ao Brasil em 1947, em Pelotas, no Rio Grande do Sul.  Na época, a região estava sofrendo com uma praga de gafanhotos que estava dificultando a atividade rural.

Nesse momento, o Ministério da Agricultura colocou um biplano Muniz M-9 para sobrevoar a área e combater a nuvem de insetos, no dia 11 de agosto – a data ficou conhecida como o Dia Nacional da Aviação Agrícola e Candiota.

Hoje em dia, a aviação agrícola é utilizada para vários fins, inclusive na produção de alimentos, grãos, fibras, etc. O Ministério da Agricultura é o responsável por coordenar, orientar e fiscalizar as atividades envolvendo as aeronaves para o agronegócio, e, segundo o órgão, o Brasil possui atualmente a segunda maior frota de aviões para essa finalidade do mundo, com 2300 unidades espalhadas por 23 estados brasileiros.

Os serviços aeroagrícolas trouxeram mais agilidade, segurança e até mesmo sustentabilidade nas atividades do campo.

As atuações da aviação agrícola no agronegócio

A aviação agrícola apoia várias atividades no campo, desde a semeadura até a proteção das lavouras e combate a incêndios nas florestas. A seguir, vamos conhecer mais profundamente a sua atuação em diferentes áreas:

Semeadura aérea

O processo de semear o solo é um dos pilares da atividade agrícola e as aeronaves são capazes de sobrevoar toda uma área verde de maneira mais rápida para uma melhor distribuição das sementes.

De acordo com o Ministério da Agricultura, os aviões ajudam a colocar em prática as especificidades de cada semente.

“Antes da colheita da lavoura, é realizada a semeadura aérea. Em arroz e milho, cerca de 15 dias antes da colheita. No caso da soja, o momento ideal é o início da queda das folhas, que se depositam sobre as sementes, criando uma ambiente favorável para a germinação e estabelecimento da pastagem. Desta forma, no momento da colheita da lavoura, a pastagem já está estabelecida, permitindo antecipar o pastoreio em até 30 dias”.

Distribuição de agrotóxicos

Os agrotóxicos são um assunto sério e delicado, e a aviação agrícola permite um controle maior de distribuição dos produtos em determinadas áreas.

Qualquer empresa que realize voos para fins agrícolas de aplicação de agrotóxicos precisa seguir os critérios de segurança previstos em lei (DL 917/69, IN/MAPA 02/2008). Todo o processo é feito junto de um engenheiro agrônomo que vai ser responsável por mapear as áreas em que o produto deve ser aplicado.

Combate à incêndios nas florestas

No âmbito da sustentabilidade, é necessário destacar o papel fundamental que a aviação agrícola desempenha. Desde o final da década de 1960, os incêndios às florestas e campos são fiscalizados por aeronaves.

Segundo o Ministério da Agricultura, só em 2019 foram mais de 1,8 mil lançamentos de água contra chamas em diversos Estados, incluindo a Floresta Amazônica, a mais importante floresta do Brasil e entre as de maior destaque no mundo todo.

Portanto, para o serviço aeroagrícola funcionar com efetividade é necessário garantir que toda a frota esteja equipada com soluções de qualidade, desde óleos para motor até uma pintura qualificada e brilhante. Nós da X5 Company somos uma empresa referência em produtos químicos para a aviação e estamos sempre à disposição para ajudar a sua empresa no que for preciso.

Para saber mais, fale com um de nossos consultores e solicite agora mesmo um orçamento clicando aqui!


Escrito por:

Agência Canna