Óleo para motor de aviões: características e funções

Publicado em: 20 de janeiro, 2022

Para o bom funcionamento de uma turbina de avião, é necessário o uso correto de todos os componentes. Um desses produtos é o óleo para motor, que também auxilia na redução de gastos futuros, como a economia com a manutenção e aumento da vida útil.

O motor de um avião é muito semelhante ao dos carros quando o assunto é revisão. Isso porque, periodicamente, esse processo deve ser feito para verificar se ele está em bom funcionamento e em conformidade com as principais normas para operar. 

De acordo com os especialistas, esse processo recebe o nome de TBO (time between overhaul ou tempo entre revisão). Ou seja, o motor será desmontado e, caso necessário, as peças serão substituídas e liberadas para uso até o próximo TBO.

E para esse detalhe, a utilização do óleo para motor é muito importante. A sua função é contribuir para a fluidez do ar e o bom funcionamento de todas as peças, reduzindo o atrito entre elas e promovendo a lubrificação do motor, bem como garantir força suficiente para o processo de combustão.

Principais características do óleo para motor de aviões

Ao utilizar um óleo de confiança e corretamente, o tempo para o próximo TBO pode ser estendido. Uma das principais características deste produto é a garantia do aumento da vida útil do equipamento, interferindo diretamente na redução de custos com manutenção, além de promover maior tempo de uso da aeronave.

Além disso, a escolha certa para a sua aeronave também promove um melhor desempenho do motor do avião, oferecendo a combinação da baixa tendência à formação aliada a uma ótima resistência ao desgaste, desde que a viscosidade esteja correta. 

Isso também evita que a aeronave fique por um bom tempo sem funcionar, evitando novos prejuízos econômicos, que podem chegar a milhares de dólares. 

Os benefícios que o óleo para motor de avião da linha AeroShell podem proporcionar são:

  • Menor consumo de óleo;
  • Maior vida útil das peças do motor;
  • Máxima eficiência do equipamento;
  • Manutenção Preventiva;
  • Capacidade de suportar altas temperaturas, pressões e cargas;
  • Baixa tendência à formação de coque.

Funções do óleo para motor de avião

Como pudemos ver até aqui, o óleo para motor de avião pode desempenhar diversas funções para o desempenho aceitável da aeronave, já que são resfriados a ar para manter o peso total baixo. Abaixo separamos uma lista com todos as finalidades que esse tipo de produto possui:

  • Lubrificação;
  • Resfriamento;
  • Limpeza;
  • Proteção contra corrosão;
  • Redução de Ruído;
  • Operação da hélice.

É importante ressaltar que o motor só irá operar de acordo com as especificações projetadas quando ele estiver na temperatura de operação adequada e informada pelo fabricante. 

Outro fator importante é com relação a limpeza que fornece a proteção contra a corrosão. Caso a sua troca não seja feita adequadamente, existe a possibilidade de o contaminante corroer o metal, ocasionando em mais prejuízos e maior tempo de manutenção.

Conte com a X5Company para óleo para motor de avião

Em todos os segmentos, é importante contar com empresas parceiras para o melhor funcionamento do seu negócio. No mercado de óleo para motor de avião, isso não é diferente e as indústrias precisam estar atentas na hora de escolher os fornecedores dos produtos. 

A X5Company é uma das principais empresas no ramo logístico de produtos químicos e oferece soluções completas para o segmento. Em nosso portfólio, você encontra diversos produtos, entre eles óleos sintéticos da linha Aeroshell, a mais qualificada para esse mercado.

A nossa empresa conta com especialistas no setor de produtos químicos para aviões e estamos à disposição para auxiliar o seu negócio no que for preciso. 

Além disso, possuímos um programa de abastecimento com a finalidade de suprir uma necessidade constante das empresas que atuam com produtos químicos em sua rotina. Clique aqui e saiba mais!

Caso queira falar com a nossa equipe comercial, clique aqui

 


Escrito por:

Agência Canna