A funcionalidade dos aditivos industriais

Publicado em: 10 de outubro, 2022

Todo e qualquer produto usado na indústria é fundamental para uma maior eficiência e desempenho para o equipamento, maquinário ou qualquer outra estrutura em que ele é aplicado. Entretanto, existem outras substâncias capazes de potencializar as características do produto e fazê-lo ter ainda mais desempenho: os aditivos industriais.

Na prática, o principal objetivo dos aditivos é exatamente esse: o de melhorar o rendimento dos produtos e substâncias usadas diariamente no setor industrial. Entretanto, essa característica não mostra apenas uma melhora na performance do produto, como também exemplifica a importância de químicos como uma poderosa ferramenta para a economia – nacional e mundial.

Diferentes produtos podem contar com os aditivos, como os óleos lubrificantes, por exemplo. Nesse caso, é possível encontrar diferentes aditivos, conforme a necessidade de desempenho e também do próprio lubrificante.

Nessa aplicação em específico, o uso de aditivos é muito interessante, principalmente para trabalhos como usinagem, por exemplo. Além disso, alguns lubrificantes usam a mesma base de óleo, sendo essencial aplicar o aditivo industrial para potencializar os benefícios ou oferecer determinadas características. Atualmente, algumas das fabricantes já indicam qual o melhor aditivo para seus produtos.

Tipos de aditivos industriais

Abaixo, confira alguns exemplos de aditivos industriais encontrados nos dias de hoje.

Aditivos anticorrosivos

Esse tipo de aditivo é formulado para potencializar a proteção de peças ou sistemas, aumentando a sua vida útil. Os aditivos desse tipo evitam corrosão nas superfícies metálicas em que o produto é aplicado.

A ação desse produto é, na verdade, bastante simples, pois só neutralizam contaminantes e demais substâncias ácidas dos próprios produtos químicos, evitando, portanto, a corrosão.

Aditivos detergentes

São os responsáveis por contribuir na limpeza de equipamentos e sistemas, já que suas propriedades químicas facilitam bastante o trato de sujeira, a fim de evitar o seu acúmulo. Assim, as indústrias garantem maquinários mais limpos, o que, dependendo da sua aplicação, assegura o seu melhor desempenho.

Esses aditivos industriais também podem ser chamados de dispersantes e são muito comuns dentro das fábricas.

Aditivos para tintas e coatings

O uso desses produtos promove a proteção e conservação da estrutura sem alterar a composição dos coatings e tintas. Atualmente é possível encontrar aditivos de silicone que são excelentes para aperfeiçoar as características da tinta, desde a secagem rápida até o nivelamento da superfície.

Se usar tintas e coatings de boa qualidade já é importante para oferecer estética e conservação de uma estrutura, aplicar aditivos é ter um cuidado extra para assegurar todos os benefícios.

Aditivos de extrema pressão

Usados principalmente em óleos lubrificantes, esse produto impede que o óleo danifique o equipamento quando é submetido à uma extrema pressão, o que garante o seu bom desempenho mesmo nessas condições.

Optar por aplicar esse produto é ter uma excelente performance do equipamento e o aumento da sua vida útil.

Aditivos para suportar temperatura

A aplicação de aditivos, neste cenário, é extremamente vantajosa para setores que necessitam de um controle preciso da temperatura do produto, quando ela é fundamental para o sucesso do processo. Assim, contar com esse tipo de químico é muito importante, proporcionando o balanço ideal ou até mesmo o supercongelamento e superaquecimento, conforme a necessidade – e o aditivo.

O papel dos aditivos dentro da indústria

Quando escolhidos e aplicados corretamente, os aditivos industriais promovem a aditivação correta dos produtos. Para além de aumentar o desempenho e potencializar características, isso traz mais eficiência para a rotina da indústria, evitando a necessidade de manutenções corretivas frequentes e até mesmo de paradas inesperadas.

Isso é importante porque, conforme os dados apresentados pela International Society of Automation (ISA), cerca de 8% da produtividade das fábricas é perdida por conta de paradas na produção. E a perda de produtividade é sinônimo de perda financeira.

Então não dá para contar com aditivos de baixa qualidade. A compra desse tipo de produto pode ser feita diretamente com o fabricante como também com a distribuidora de químicos, duas opções muito indicadas, visto que ambos têm conhecimento para entender quais químicos a empresa tem e, por isso, apontar os melhores aditivos industriais para eles.

Fale com a X5company!

Renomada e respeitada no setor de químicos, a X5company é sinônimo de alta qualidade na distribuição de químicos. Seu portfólio de produtos ainda conta com alguns aditivos industriais, a fim de proporcionar produtos de alta qualidade e o melhor desempenho para a sua indústria!

Mas não para por aí! A X5 tem o Programa de Abastecimento, uma modalidade muito útil para que você receba seus químicos antes sempre que sua indústria precisar, facilitando completamente o gerenciamento e estoque dos produtos.

Para conhecer mais sobre o Programa de Abastecimento da X5, é só clicar aqui.

E para entrar em contato com a X5 e conhecer todos os químicos que oferecemos ou para pedir um orçamento, fale conosco!


Escrito por:

Agência Canna