Qual o preço de não ter Sistema de Gestão da Qualidade bem monitorado?

Publicado em: 20 de agosto, 2020

Muitas empresas calculam os custos e tempo necessários para certificar um sistema de gestão da qualidade, mas muitas não pensam em quanto custa não ter qualidade ou os custos da “má qualidade”.

Os custos da qualidade são importantes porque:

 

*eles são frequentemente bastante grandes, podendo atingir de 10% a 20% do faturamento total;

*a dimensão dos custos da qualidade é usualmente desconhecida das empresas, pois menos de 40% delas coletam informações sobre eles;

*a grande maioria dos custos da qualidade está associado a falhas e atividades de avaliação (mais de 80% para muitas empresas).

 

Um dos principais custos da qualidade são as falhas. Muitos podem dizer: “Errar é humano!”. Sim, de fato. No entanto, quando não se mensura o impacto desses erros, os custos do produto final podem ficar bem elevados.

 

Alguns exemplos:

*especificações incompletas

*atrasos de fornecimento

*reclamações não atendidas

*reemissão de documentos

*alterações no projeto

*excesso de estoques

*estoque obsoleto

*horas extras

*expedição errada

*avarias

*devoluções

*perda de imagem

 

Pensando, nisso a X5company monitora a performance dos fornecedores, e não só deles, mas A NOSSA também! Medir a performance mostra como nossos processos estão fluindo e se os requisitos estão sendo atendidos. Cada processo possui um indicador que mede o resultado das entradas e saídas desse processo. Parece complexo, mas podemos ilustrar com o funcionamento de um motor de um carro.  O tanque de combustível recebe o combustível, que são as “entradas”. A combustão do motor é onde tudo acontece, ou seja, o passo a passo do processo. E por fim, as “saídas” seriam os movimentos das rodas, colocando o carro em movimento! Por isso as engrenagens do nosso sistema de gestão da qualidade estão sendo bem monitoradas, isso nos ajuda a:

 

*entregar o produto conforme no cliente;

*trabalhar para reduzir atrasos e custos;

*minimizar o retrabalho.

 

As normas de certificação de qualidade, como ISO9001, AS9120, ISO14001, OHSAS e etc, ressaltam a necessidade da organização de monitorar seu sistema de gestão, não para extinguir erro, pois todo sistema de gestão possui falhas, mas sim, poder trabalhar numa realidade de constante melhoria, tendo em foco os requisitos do cliente. O dia-a-dia dos nossos colaboradores está rodeado do assunto Qualidade. Entendemos e aplicamos os requisitos das normas certificadoras porque entendemos que isso significa atingir os mais altos níveis de atendimento satisfatório aos nossos clientes. Os recursos são bem usados para que as atividades sejam desempenhadas atrelando tecnologia e atendimento aos requisitos normativos e do cliente. Assim, endereçando os responsáveis por cada processo, o controle desses resultados e dos custos da qualidade ficam mais claros e objetivos, trazendo o resultado mais próximo do esperado, mantendo nossos clientes satisfeitos e nossa posição fixa no mercado!

 

Izaque Germano é Gestor de Qualidade na X5 Company. Em seus mais de 7 anos como colaborador da empresa atuou em diversos departamentos, nos quais pode conhecer bem a essência do negócio e ser integrante de muitos projetos que modificaram a história e a estrutura da companhia. Hoje, apoia todos os departamentos com novos projetos relacionados à garantia da qualidade e suporte técnico para tintas especiais do segmento aeronáutico.


Escrito por:

Agência Canna