Os benefícios da rastreabilidade de produtos

Publicado em: 29 de abril, 2022

A espera pelas entregas é sempre algo importante para as empresas. Afinal, essas matérias-primas são indispensáveis para garantir o fluxo de produção. Ter o controle do tráfego da encomenda é bastante necessário para conseguir prever a chegada, e por isso, as empresas estão fazendo cada vez mais questão da rastreabilidade de produtos

Hoje em dia, as compras na internet dominam o cenário atual – especialmente com a pandemia. Por essa razão, mais pessoas e empresas estão em busca de transparência em relação a seus itens adquiridos. No caso das indústrias, isso é bastante marcante, já que a falta dos produtos pode comprometer drasticamente a operação.

Com a rastreabilidade de produtos, os gestores conseguem se organizar e ficar cientes de qualquer atraso que pode acontecer em relação à entrega de um determinado item, por exemplo. 

A seguir, entenda mais sobre o papel da rastreabilidade e a importância de buscar empresas que forneçam esse tipo de informação. 

O que é rastreabilidade de produtos?

A rastreabilidade de produtos é a capacidade de monitorar o local e até mesmo a etapa do fluxo logístico que um pedido está. Ela ajuda os clientes a saberem em qual etapa logística os seus pedidos estão e dessa forma se programarem para recebê-los. 

Você já deve ter se deparado com isso enquanto pessoa física, no momento em que realizou uma compra pela internet e, constantemente, recebeu e-mails sobre as etapas que o item está, como o pagamento aprovado, liberação para entrega, e etc. 

Para uma empresa, contar com esse tipo de suporte é mais do que apenas suprir uma “ansiedade”, sendo parte de toda uma rotina de estocagem para a operação rodar.

Uma empresa que oferece rastreabilidade de produtos está sendo também mais transparente e apoiando os seus clientes no gerenciamento da demanda. Processos mais aperfeiçoados são, inclusive, capazes de mostrar ao consumidor em qual etapa o item comprado está: manufatura, processamento, encaminhado para a transportadora, etc.

Vantagens da rastreabilidade de produtos

Existem vários benefícios em relação ao rastreio dos pedidos, tanto para a empresa fornecedora como também para o cliente. Listamos a seguir algumas delas:

Para o cliente:

  • Gestão de materiais: saber exatamente quando chega determinada compra ajuda a organizar o estoque e liberar espaço se necessário;
  • Fluxo de produção: a empresa será capaz de determinar o fluxo de suas produções, pois saberá com mais precisão quando vai chegar uma nova leva de matérias-primas para repor o seu estoque;
  • Identificação de gargalos: como todo o processo de entrega é rastreado, isso permite ao gestor identificar gargalos e evitá-los. Além disso, saber com mais exatidão quanto tempo leva para um determinado item ser entregue e, com isso, se planejar melhor;
  • Se prevenir caso haja algum atraso: atrasos acontecem, por fatores internos e externos, mas o mais importante é saber como se comunicar com o seu cliente nesse momento. A rastreabilidade ajuda também com essas situações adversas.

Para a empresa:

  • Maior transparência na relação com seus clientes;
  • Aumento da reputação e da confiança do seu cliente;
  • Maior chance de retorno de uma compra;
  • Atender as regulamentações do governo, especialmente se sua empresa trabalha com alimentos, medicamentos ou químicos. 

Como é feita a rastreabilidade de produtos?

A rastreabilidade de produtos é feita por meio de tecnologia com código de barras e RFID. São sistemas automatizados que permitem o rastreio e informações completas sobre o item que está sendo enviado. 

Especialmente quando se trata de algo mais delicado, como no caso dos químicos, é importante contar com esse tipo de rastreio, até mesmo porque contém informações valiosas sobre data de fabricação, tempo de processamento e que está em transporte até o destino.

Os lotes também entram nesse processo de rastreio e qualidade, pois oferecem informações que ajudam a identificar os pedidos por suas embalagens. 

Importância da rastreabilidade de químicos

No setor químico, fazer a rastreabilidade é parte fundamental das entregas, já que os insumos são delicados e precisam estar em condições indicadas para manter a qualidade. Um erro pode comprometer drasticamente todas as operações.

Na indústria, isso pode acarretar em grandes atrasos, bem como no comprometimento parcial ou total da qualidade da produção. A rastreabilidade permite informar a data de entrega e caso ocorra atrasos, será necessário saber se o insumo ainda pode ser utilizado.

As empresas que conduzem, fabricam e distribuem produtos químicos precisam se atentar à rastreabilidade para ficarem em compliance com a norma ISO 9001. Portanto, na hora de realizar um negócio, é fundamental contar com uma empresa que ofereça esse diferencial.

A X5 é uma empresa distribuidora de produtos químicos. Com um portfólio completo, você pode encontrar as soluções que precisa e contar com máxima transparência em relação às etapas da sua solicitação. 

Nosso Centro Integrado de Logística tem um setor exclusivo de rastreamento de carga que monitora suas compras “Door to Door” , tanto no modal aéreo, quanto terrestre com informações a cada mudança de status, para que cada venda esteja sempre sob nosso controle. Assim, garantimos o prazo de entrega e segurança.

Para saber mais, fale agora mesmo com um de nossos consultores!


Escrito por:

Agência Canna