Por que a maioria dos aviões são brancos? 

Publicado em: 6 de março, 2024

Você já se perguntou por que a maioria dos aviões que cruzam o céu tem uma cor predominantemente branca? Essa não é apenas uma preferência estética das companhias aéreas, mas sim uma escolha fundamentada em fatores econômicos, técnicos e até mesmo estéticos. Conheça alguns dos fatores: 

  1. Estética e economia

Manter um avião com uma pintura predominantemente branca é mais econômico e prático para as companhias aéreas. Além de conferir uma aparência limpa e moderna, a manutenção de uma pintura branca é mais simples e rápida. Ao contrário das cores vibrantes, o branco não desbota facilmente sob a exposição ao sol e é mais fácil de limpar, mantendo a aeronave com aspecto de novo por mais tempo.

  1. Facilidade de manutenção e identificação de problemas

Tecnicamente, o branco é a cor que oferece mais clareza para os técnicos de manutenção identificarem rachaduras, corrosões e vazamentos na estrutura da aeronave. Além disso, em caso de colisões com pássaros ou objetos, como ocorre em um Bird Strike ou Tail Strike, a cor branca facilita a avaliação do dano causado pelo impacto.

  1. Redução do peso e refletividade solar

O peso final da aeronave também é influenciado pela cor da pintura. Quanto mais clara a aeronave, menos camadas de tinta são necessárias, resultando em uma redução significativa no peso total da aeronave. Além disso, o branco reflete os raios solares, absorvendo menos calor e contribuindo para manter a temperatura interna da aeronave mais agradável, especialmente em climas quentes.

O processo de pintura de uma aeronave

Pintar uma aeronave é um processo complexo que envolve várias etapas e tecnologias avançadas. Geralmente, leva entre 15 a 45 dias para completar o processo, dependendo do tamanho da fuselagem e do esquema de cores adotado pela companhia aérea.

O processo de aplicação da pintura envolve a utilização de um sistema de baixa pressão e alto volume de tinta em forma de spray, a quantidade de camadas de pintura varia de acordo com o tipo de tinta. Normalmente a aplicação é realizada em três camadas de pintura: a primeira mão, a camada de base e uma terceira camada de acabamento e reforço. É essa terceira camada que confere à aeronave o característico brilho e reflexão que a tornam reconhecível em todo o mundo.

Inovação em tintas para o setor aéreo

No cenário da aviação, a X5company destaca-se, revolucionando o cenário da pintura de aviões. Com o único laboratório homologado e distribuidor autorizado da AkzoNobel na América Latina, estamos introduzindo novas cores e soluções que elevam os padrões da indústria aeronáutica.

Nosso compromisso com a inovação é evidente em cada projeto que realizamos. Estamos não apenas dando cores aos aviões, mas também aprimorando a tecnologia por trás dessas pinturas, garantindo que cada aeronave se destaque como uma verdadeira obra de arte em movimento. Um exemplo disso é o “Camaleão Azul”, uma revolução nos céus que transcende os limites da estética convencional. Com transições suaves entre tons de ciano e roxo, essa pintura especial na cauda da aeronave Cessna Grand Caravan é apenas um exemplo do que podemos alcançar com nossa abordagem inovadora.

Ao combinar nossa experiência técnica com nosso compromisso com a excelência, estamos redefinindo os padrões da indústria aeronáutica, impulsionando-a para novos horizontes de beleza, qualidade e desempenho. Seja para aeronaves comerciais, executivas ou militares, a X5company está na vanguarda, oferecendo soluções de pintura que não apenas atendem, mas também superam as expectativas de nossos clientes.


Escrito por:

X5Company