5 cuidados com o armazenamento de cargas perigosas

Publicado em: 25 de março, 2022

Lidar com cargas perigosas, como o próprio nome já diz, pode apresentar alto risco de acidentes caso os protocolos de segurança não sejam seguidos conforme são mencionados.

O tratamento dado a esse tipo de produto é bem diferente dos outros. Isso porque a chance de acidentes graves é constante, o que exige uma atenção redobrada por parte dos empregados e fiscalização dos gestores responsáveis pelo setor.

Diante disso, nós elaboramos esse artigo com os principais cuidados para garantir um processo de armazenamento de cargas perigosas mais seguro. Ao final, você ainda conhece o nosso programa de abastecimento e como a X5Company cuida de todo o estoque de sua empresa. Confira!

Tipos de cargas perigosas

Cargas perigosas são todas aquelas que representam riscos para o meio ambiente, segurança pública ou população, desde que a sua origem seja química, biológica ou radiológica.

Ao todo, de acordo com o órgão responsável – a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) -, existem nove tipos de cargas perigosas. Saber quais são e as principais características de cada grupo pode auxiliar os gestores na separação e organização de todo o estoque, portanto, é um conhecimento indispensável.

Confira as nove categorias:

  • Explosivos;
  • Material radioativo;
  • Material corrosivo;
  • Líquidos inflamáveis;
  • Gases inflamáveis;
  • Sólidos inflamáveis;
  • Substâncias infectantes e tóxicas;
  • Substâncias oxidantes;
  • Substâncias diversas.

 

Cuidados ao armazenar cargas perigosas

  1. Sinalização adequada

Ao movimentar os produtos ou armazenar, é importante que todo o ambiente esteja sinalizado dos riscos que podem ser causados, além da necessidade do uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Todos os produtos presentes também devem estar bem etiquetados, segundo a NBR 14725, com informações sobre os componentes químicos presentes, identificação e os riscos que essa carga pode apresentar. Isso porque a implantação de políticas de saúde e segurança dependem muito da leitura, instrução e capacidade de aprendizagem.

Com uma mensagem clara, proporcionada por um design atraente, os sinais de segurança possuem cores e símbolos de modo que o funcionário identifique à primeira vista os riscos.

  1. Inventário de estoque

Independentemente do segmento, o inventário de estoque é um importante processo dentro dos armazéns. Quando o tema se volta para produtos químicos, ele ganha ainda mais importância.

Por se tratar de produtos altamente perigosos, a empresa deverá estar em dia com licenças, alvarás, registros, cadastros e outros requisitos legais. Na catalogação fica registrada a quantidade de produtos usados, como são usados, a quantidade unitária e todo o modo de armazenamento.

Essa ação deve ser realizada periodicamente para fins de atualização e controle de todo o estoque.

  1. Preenchimento da FIPSQ

A FIPSQ (Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos) é um documento que contém as principais informações sobre as orientações sobre o uso de EPIs, armazenamento e manuseio dos produtos químicos.

Por se tratar de um documento nacional e a maioria dos produtos que lidamos hoje serem importados, as empresas do ramo devem sempre elaborar e preencher a FIPSQ antes mesmo deles chegarem ao Brasil, com o objetivo de garantir segurança e regularização.

  1. Treinamento de equipe

As empresas devem realizar constantes treinamentos para orientar a equipe com os processos logísticos das cargas perigosas. Muitas vezes eles podem ser repetitivos, mas é uma forma de sempre manter os empregados atualizados.

Eles também passam por uma completa reciclagem (teórica e prática) sobre como lidar com esse tipo de produto, de modo a evitar acidentes e riscos. Diante disso, os setores responsáveis por elaborar e ministrar os treinamentos devem ser o de segurança e o de medicina do trabalho.

  1. Produtos incompatíveis

Ao armazenar cargas perigosas, é importante que produtos incompatíveis não estejam próximos um dos outros. O contato entre eles pode acarretar em grandes acidentes, colocando em risco o ambiente e todos os empregados.

Sendo assim, é importante manter os produtos incompatíveis separados, principalmente aqueles que possuem maiores riscos de acidente. Um exemplo é manter os materiais radioativos em câmaras blindadas, sem qualquer contato com o ambiente externo.

Conheça o Programa de Abastecimento da X5 Company!

A X5 Company entende todas as etapas do processo logístico como algo fundamental para o bom funcionamento de todas as operações. Com isso, o acompanhamento do produto acontece desde o fornecedor, passando pela escolha correta dos transportadores e inspeção do lote dos produtos para garantir a conformidade.

A nossa equipe possui ampla experiência no segmento, o que nos permite cuidar de todo o seu estoque de químicos através do nosso programa de abastecimento. Em resumo, você transfere todo o seu estoque para a X5 Company e nós cuidamos de todo o processo logístico, com envio dos produtos e gestão completa de shelf-life e perdas.

Para saber mais sobre o nosso programa, acesse nossa página exclusiva e fale com um de nossos consultores!


Escrito por:

Agência Canna