Logística de produtos químicos e os desafios desse processo

Publicado em: 7 de janeiro, 2021

Desde a armazenagem e transporte até o destino final, a logística dos produtos químicos deve receber a atenção de todos os departamentos competentes. É necessário treinar, capacitar e atualizar todos os profissionais que estão envolvidos nesses processos para obter um conhecimento sólido das legislações e procedimentos operacionais de manuseio, armazenamento e distribuição.

Materiais tóxicos, inflamáveis, corrosivos, infecciosos ou radioativos dificultam o transporte, o armazenamento e a distribuição, mas os desafios do segmento não impossibilitam o processo. Com os procedimentos corretos, é possível executar a logística desses produtos com eficácia e agilidade, atendendo as demandas do mercado por entrega rápida e segura.

O que muda na logística de produtos químicos para a logística comum?

Muitas peculiaridades distinguem os produtos químicos de produtos que não são considerados perigosos durante o transporte ou em outros procedimentos. A logística de produtos químicos exige cuidado, controle e fiscalização rigorosa por parte de diversos órgãos, além de atender diversos requisitos legais.

Caso ocorra algum problema em qualquer etapa do processo de importação e exportação desses produtos, a perda excederá em muito o atraso na entrega e isso se reflete em uma perda considerável de recursos financeiros. Além disso, fatores como o meio ambiente e a população são gravemente afetados e os danos costumam ser irreversíveis.

Devido a essas questões, é fundamental que as empresas escolham muito bem os seus fornecedores. Tratando-se de logística de produtos químicos, o transporte e a armazenagem devem ser realizados com rigorosa atenção, visando a garantia da integridade da mercadoria, ou seja, ao optar por um fornecedor, certifique-se de pesquisar por uma empresa experiente e qualificada para o manuseio da sua mercadoria.

3 fatores decisivos na logística de produtos químicos

A segurança no manuseio, transporte e armazenagem são decisivos para garantir a integridade do lote de qualquer tipo de produto químico. As equipes encarregadas de cada uma das etapas devem estar devidamente preparadas com treinamento e as ferramentas necessárias para exercer suas atividades seguindo todos os regulamentos estipulados pelos órgãos responsáveis. Entenda:

1.    Manuseio de produtos químicos

Existe toda uma política de segurança predefinida para cada tipo de produto químico. Em uns casos mais simples e em outros com mais complexidade, é fundamental que as embalagens dos produtos sejam devidamente sinalizadas, com informações básicas de validade, nome do produto e o lado que deve ficar para cima, evitando vazamentos.

Para a equipe é obrigatório o uso de EPIs (Equipamentos de proteção individual) visando a segurança dos colaboradores, bem como a prevenção de contaminações dos produtos com gotículas de saliva, suor, fios de cabelo ou, até mesmo, a descamação natural da pele humana.

2.    Transporte de produtos químicos

Quando se trata de transporte de produtos químicos os cuidados são semelhantes aos do manuseio, no entanto, entra o fator máquina, ou seja, o caminhão, embarcação ou avião que fará o transporte do produto.

O controle de temperatura e a alocação organizada, prevenindo que os galões, botijões, barris ou caixas não virem durante o transporte, são essenciais. O vazamento de qualquer produto químico durante o transporte pode causar, além de graves acidentes ambientais, grandes perdas financeiras relacionadas as responsabilidades socioambientais das empresas envolvidas.

3.    Armazenagem de produtos químicos

No terceiro pilar da logística de produtos químicos temos a armazenagem que acumula as responsabilidades do manuseio e do transporte. É essencial que a empresa mantenha um controle rigoroso de temperatura e principalmente de validade dos produtos estocados.

Fatores como a radiação emitida por lâmpadas e, até mesmo por empilhadeiras e celulares dos colaboradores podem afetar a integridade dos produtos químicos. Vale lembrar que estamos falamos de produtos altamente voláteis, perecíveis e, portanto, sensíveis, tornando necessária a implementação de uma cartilha completa de boas práticas dentro do depósito de armazenamento.

Você sabia que a X5 Company pode te ajudar com a sua logística de produtos químicos? Nós contamos com soluções completas de logística para os seus produtos químicos, com armazenamento, estrutura operacional totalmente interligada, separação de químicos em ambientes distintos por classificação de risco, sala climatizada e principalmente PESSOAS que entendem as necessidades técnicas do manuseio, transporte e armazenagem dos seus produtos.

Entre em contato com a nossa equipe comercial e solicite uma proposta para o seu negócio. Garanta a segurança logística e financeira dos seus produtos químicos!


Escrito por:

Agência Canna

    • Matriz

      Av. Eng. Juarez Siqueira Britto Wanderley, 600

      São José dos Campos/SP- 12238-565

      Fone: +55 (12) 3938.8877

      relacionamento@x5company.com

    • Filial 1

      Avenida dos Oitis, 2214, Galpão 1

      Manaus/AM

      Fone: +55 (12) 3938.8877

      relacionamento@x5company.com

    • Filial 2

      8950 NW 27th Street, Unit 8920

      Doral, FL 33172

      Phone: +1 305 3169554 +1 305 832996

      miami@x5company.com

  • Trabalhe Conosoco Newsletter Área do Cliente
  • Translate »