A importância do óleo sintético para o motor do avião

Publicado em: 11 de novembro, 2021

Manter o bom funcionamento da turbina de um avião é fundamental para preservar a qualidade do motor e o bom desempenho do equipamento – logo, também contribui para a economia com manutenção. Para isso, o uso de óleo sintético é uma boa escolha. 

Quando se fala da vida útil do motor de um avião, os especialistas falam muito sobre o conceito de TBO (time between overhaul ou tempo entre revisão). Como o próprio nome sugere, trata-se de um período que marca a revisão de uma aeronave e realiza uma análise minuciosa de cada peça para identificar o que precisa ser substituído. 

Passada essa revisão, o motor é aprovado e será analisado só no próximo TBO. Para garantir que não haja surpresas no meio do caminho, é importante contar com óleos lubrificantes ou fluídos hidráulicos que mantenham o equipamento em boas condições. 

Neste artigo, iremos explorar sobre os benefícios do óleo sintético da linha AeroShell para preservar a qualidade do motor da aeronave. Continue a leitura para conhecer mais!

Como funciona uma turbina de avião? 

Antes de irmos mais além para falar sobre os benefícios do óleo Aeroshell, é importante compreendermos como uma turbina funciona e o porquê lubrificá-la é tão importante. 

Um motor a jato geralmente é composto de: Ventilador, compressor, câmara de combustão, turbina e bico injetor.

Os motores funcionam deslocando uma grande massa de ar para trás e passando por dentro da turbina para que eles sejam posicionados à frente gerando uma energia que vai direto para as asas do avião. A Fan Blade é a peça da turbina responsável pela captação desse ar e o deslocamento do mesmo até o motor, responsável por gerar cerca de 80% do empuxo do equipamento

 A partir desse processo, uma série de combustões começam a acontecer no interior da máquina para gerar força o suficiente para a movimentação da aeronave. O ar é comprimido no interior da turbina para transformar pressão em energia mecânica, para garantir o movimento da aeronave. 

O motor pode chegar a até mil graus durante todo esse processo de combustão, que é quando acontece a queima do combustível. A partir disso, a vela passa a soltar as faíscas para lançar a chama e o equipamento ter força para alçar voo. 

O óleo sintético contribui nesse processo com a fluidez do ar e bom funcionamento de todas as peças, pois lubrifica o motor e ajuda com que todo esse processo aconteça com baixos ruídos e força o suficiente para todo o processo de combustão necessário.  

Vantagens do óleo sintético da linha Aeroshell

Está claro que lubrificar o motor é uma forma eficiente de garantir a vida útil do equipamento por longo período. O óleo sintético da linha Aeroshell é a solução perfeita neste caso. 

O lubrificante ajuda a reduzir os custos com manutenção pois oferece a combinação perfeita de baixa tendência à formação aliada a uma ótima resistência ao desgaste. O óleo é feito à base de éster sintético, e atende à norma MIL-PRF23699G HTS (o que garante sua alta estabilidade térmica). Essa norma refere-se ao ASTO 500 somente

Além disso, podemos citar os seguintes benefícios:

  • Menor consumo de óleo;
  • Maior vida útil das peças do motor;
  • Máxima eficiência do equipamento;
  • Menor formação de coque;
  • Economia de gastos com manutenção;
  • Baixa tendência à formação de coque.

Tipos de óleo sintético linha Aeroshell

O óleo sintético da Aeroshell apresenta excelente desempenho como pudemos ver no tópico anterior. Existem diferentes tipos, todos eles bastante eficazes para diferentes portes e tipos de aeronaves. A seguir, confira os principais:

AeroShell Ascender

Este óleo sintético serve para turbinas de quarta geração. Ele possui capacidade de alta performance (HPC).

ASTO 560

Este é um óleo para turbina de terceira geração e apresenta alta estabilidade térmica (HTS). Ele ajuda a reduzir custos com manutenção pois oferece excelente capacidade de carga. Além disso, é um dos lubrificantes de maior performance contra desgaste do mercado. 

ASTO 555

Óleo para turbina com excelente capacidade de carga.

ASTO 500

Óleo para turbina de segunda geração da Classe Standard (STD).

Onde encontrar óleo sintético da linha Aeroshell?

É importante buscar por empresas distribuidoras de óleo lubrificante que trabalhem com a linha Aeroshell que é a mais qualificada para este mercado. A X5 Company é uma empresa de distribuição de produtos químicos que atende os óleos sintéticos da linha Aeroshell. 

Especialista em oferecer produtos para os mais diversos segmentos industriais, a X5 possui especialistas que estão sempre à disposição para ajudar sua empresa na escolha dos melhores produtos. Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento!


Escrito por:

Agência Canna


    x5-logo-partner x5-logo-partner x5-logo-partner x5-logo-partner