Limpeza de aviões: entenda a importância e como funciona o processo

Publicado em: 29 de setembro, 2023

A limpeza de aviões, sejam eles de pequeno ou grande porte, desempenha um papel essencial na garantia de uma experiência de voo de excelência. 

Esta prática sempre foi rigorosa e reconhecida por órgãos de vigilância sanitária, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Contudo, com o advento da pandemia de Covid-19, a importância da higienização tornou-se ainda mais rigorosa. 

Neste artigo, exploraremos como o processo de limpeza de aeronaves é fundamental para a eficiência e durabilidade das aeronaves, destacando a escolha criteriosa de produtos químicos de alta qualidade como parte integrante da manutenção aeronáutica.

A rotina de limpeza de um avião

A limpeza de uma aeronave é um procedimento minucioso e altamente regulamentado. De acordo com as diretrizes da Anvisa, as companhias aéreas adotam protocolos rigorosos para garantir a segurança de passageiros e tripulação. Produtos químicos específicos para a aviação são utilizados nesse processo, evitando danos à estrutura das aeronaves, componentes eletrônicos sensíveis, riscos de inflamação e exposição a gases tóxicos.

Mas quando exatamente ocorre a higienização das aeronaves? 

Conforme as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a limpeza deve ser realizada a cada parada, seja durante uma escala ou durante o pernoite da aeronave. Isso assegura que o ambiente seja mantido em condições sanitárias seguras, minimizando qualquer risco à saúde dos passageiros e daqueles que utilizam as aeronaves.

Limpeza interna e externa de um avião 

A quantidade de passageiros que uma aeronave pode acomodar varia significativamente de acordo com seu modelo e finalidade. Tanto em aeronaves particulares quanto comerciais, os assentos estão sujeitos a derramamentos de líquidos, restos de comida e outros tipos de sujeira. Logo, a limpeza interna envolve a higienização de: 

  • Assentos;
  • Banheiros, 
  • Galley; 
  • Condicionadores de ar;
  • Compartimentos de carga;
  • Todas as superfícies que os passageiros e a tripulação possam tocar;

Durante a pandemia, a desinfecção tornou-se ainda mais vital, com a pulverização de desinfetante e a limpeza das tubulações de ar-condicionado para garantir a qualidade do ar e a segurança dos passageiros.

Já a limpeza externa do avião é igualmente importante. Além de manter a aparência estética, essa limpeza contribui para a durabilidade das peças da aeronave, economia de combustível e prevenção de danos à pintura. Um avião limpo reduz o atrito do ar, o que se traduz em economia de combustível.

Atualmente, as operações de limpeza externa de aeronaves evoluíram consideravelmente. Técnicas como a lavagem a seco e a limpeza ecológica (com produtos biodegradáveis), minimizam o consumo de água e impactam positivamente o meio ambiente, mantendo as aeronaves impecavelmente limpas.

Produtos mais recomendados para a limpeza externa de um avião:

Para realizar uma limpeza externa eficaz, são necessários produtos químicos de alta qualidade. A X5company, é líder latino-americana em distribuição de produtos químicos para aviação e trabalha com produtos testados sob as condições mais severas de uso para garantir a proteção que sua aeronave precisa.

Entre os produtos recomendados, destacam-se:

  • Protetivos metálicos contra corrosão: protegem as superfícies metálicas da aeronave contra a corrosão, garantindo a integridade estrutural;
  • Desengraxantes: removem sujeira, óleo e graxa das superfícies, mantendo o avião limpo e livre de contaminantes;
  • Produtos de limpeza para painéis: são essenciais para manter os painéis de controle limpos e operacionais;
  • Detergentes especiais: são formulados para remover manchas difíceis e garantir que a aeronave esteja impecável.

A X5 é distribuidora exclusiva da linha de produtos Ardrox no Brasil. Internacionalmente reconhecida como líder em tecnologias de limpeza na indústria aeroespacial. A linha oferece soluções de alta qualidade, atendendo às necessidades de limpeza externa de aeronaves em diversas situações, desde a remoção de sujeira persistente até a proteção da pintura e da estrutura da aeronave.

Produtos de limpeza externa de aviões é com a X5

A X5company é líder na distribuição de produtos químicos para aviação e é a escolha certa quando se trata de produtos de limpeza externa de aeronaves. A empresa é distribuidora exclusiva da linha AeroShell no Brasil, garantindo produtos da mais alta qualidade e eficiência.

Conte com a X5 para garantir a limpeza e a proteção de sua aeronave. Entre em contato e conheça nossos produtos de alta qualidade para a limpeza externa de aviões.


Escrito por:

Agência Canna