O que são os solventes e qual o seu papel na indústria

Publicado em: 16 de setembro, 2021

O uso de solventes na indústria é algo muito comum, afinal, trata-se de uma substância que pode ser aplicada em diversas situações, como limpeza, tintas, removedores, colas, entre outros. Mas sempre fica aquela dúvida: afinal, o que é solvente? Qual papel esse elemento desempenha para a indústria?

Basicamente, um solvente é uma substância capaz de dissolver outras substâncias e criar uma solução mais homogênea. Um exemplo prático e simples e um solvente é a mistura de água com açúcar. A água é capaz de dissolver o açúcar e criar uma mistura única.

Na indústria, esse processo também acontece e é bastante importante para criar novos produtos. É importante ter em mente que apesar de boa parte dos solventes serem líquidos, existem opções sólidas também, mas são exceções.

Mas afinal, e na indústria, como os solventes podem ajudar na rotina? A seguir, iremos explicar todos os pontos em relação ao uso de solventes na indústria. Continue a leitura para entender!

O que é solvente?

O solvente é uma substância líquida capaz de dissolver o soluto, que é uma segunda substância que na presença de um solvente se desfaz e cria uma mistura homogênea. Em uma solução, o solvente é o que predomina e aparece com mais força, enquanto o soluto está totalmente dissolvido.

Pode parecer algo bastante distante e abstrato, mas o solvente universal, ou seja, o mais famoso do mundo é a própria água, afinal, ela possui a capacidade de dissolver diferentes elementos, como: açúcar, sal, café, entre outros.

Mas o que é solvente no contexto de uma indústria? Vamos te explicar!

Os solventes podem desempenhar diversos papéis em uma indústria, especialmente relacionado à limpeza de máquinas e equipamentos (e até do chão de fábrica). São produtos geralmente bastante versáteis para aplicações diversas, e tem o objetivo de conservar e lubrificar as máquinas.

Afinal, um solvente industrial é geralmente um composto líquido que se dissolve ao interagir com outros líquidos e se caracteriza por sua diversidade de aplicações.

Aplicações do solvente na indústria

Os solventes são utilizados na indústria para duas principais aplicações: com caráter de lubrificação e agente de limpeza. Por essa razão, eles são fundamentais para garantir a gestão da qualidade das máquinas e também máxima dureza dos equipamentos.

Os solventes podem ser aplicados em diferentes superfícies, e por isso, quando se perguntar: “o que é solvente?”, lembre-se sempre que este é um produto que não pode faltar e vai ajudar e muito na sua manutenção preditiva industrial.

Afinal, cuidar dos seus equipamentos é uma forma também de garantir mais produtividade na sua indústria como também evitar gastos desnecessários com a manutenção das máquinas.

Além disso, o cuidado com a higiene é algo fundamental, especialmente nos dias de hoje. Garantir que suas máquinas estão com as superfícies limpas, bem como o chão da sua fábrica, é um jeito de oferecer mais tranquilidade para os operadores e também trabalhar a qualidade dos produtos.

Isso porque o solvente é capaz de eliminar bactérias, vírus e tantos outros microrganismos causadores de doenças.

Onde encontrar solventes para a indústria?

É importante buscar uma empresa distribuidora confiável e que ofereça produtos de boa qualidade. A X5 Company é uma empresa que trabalha com diferentes solventes: Acetona Álcool Isopropílico, Hexano,  MetilEtilCetona, Toluol, Xilol, Thinner,  Percloroetileno, Tricloroetileno, etc.,  além de outros com aplicações especificas como os  da linha Loctite e Chemetall. Atendendo aos mais rigorosos padrões de qualidade, você pode comprar o seu produto pelo site e contar com uma solução eficiente para lubrificar e higienizar os seus equipamentos! Ficou interessado? Solicite agora mesmo um orçamento!


Escrito por:

Agência Canna