O que é a política dos 5 Rs?

Publicado em: 8 de dezembro, 2022

Os recursos naturais são elementos importantes encontrados na natureza, considerados fundamentais para diversas atividades do ser humano, como geração de energia e fabricação de lubrificantes. Apesar disso, tais recursos estão se tornando escassos, o que sugere a necessidade de realizarmos ações voltadas para a sua preservação, como é o caso da política dos 5 Rs.

O principal exemplo da necessidade de um consumo mais consciente é o Dia da Sobrecarga da Terra de 2022, evento que ocorreu ainda em 28 de julho. A partir dessa data utilizamos todos os recursos que o planeta pode gerar em um ano, o que colocou toda a humanidade em dívida com o meio ambiente.

Por isso, se tornam indispensáveis ações com foco em sustentabilidade. A política dos 5 Rs, por exemplo, se torna uma aliada no desenvolvimento sustentável, pois também leva em consideração a parte educativa, ou seja, preza pela mudança de comportamento da sociedade e das corporações. 

As ações destinadas a política dos 5 Rs 

Os 5 Rs podem ser aplicados em diversos setores da indústria, mas dentro do setor de resíduos químicos desperta um interesse maior devido ao cuidado com o meio ambiente por parte do segmento. O Brasil está entre os 10 países com maior produção desse tipo de produto e, por isso, essa política exige uma responsabilidade socioambiental ainda maior. Conheça abaixo quais são os 5 Rs:

Repensar

O primeiro passo da política dos 5 Rs é repensar. É necessário uma reflexão sobre as nossas atividades e se tudo que estamos comprando é realmente essencial para que possíveis desperdícios sejam evitados.  

O mesmo vale para as empresas, que devem planejar e analisar todo o seu estoque de produtos e matérias-primas, além de avaliar se será preciso mudar as estratégias e as atitudes em todas as etapas de produção, tornando-a mais sustentável. 

Por fim, o descarte correto também deve entrar nessa pauta. A sua empresa realiza essa etapa de maneira correta? Caso a resposta seja negativa, é urgente repensar e avaliar uma nova maneira.

Recusar

É necessário sabermos falar não! Nessa fase, as empresas e os consumidores devem rejeitar produtos que apresentam um alto impacto ambiental e dar preferência a fornecedores e itens mais sustentáveis. 

Uma boa maneira de fazer essa avaliação é escolher organizações que apresentem certificações ambientais, como é o caso da ISO 14001 e que tenha os princípios ESG como um de seus principais compromissos, além de outras medidas que promovam os três pilares da sustentabilidade (economia, social e meio ambiente).

Reduzir

O terceiro passo é reduzir os nossos hábitos, principalmente os mais consumistas e que não apresentam necessidade. Novamente, não devemos deixar estoques sempre lotados devido à possibilidade de desperdícios, além de avaliar todos os processos e eliminar aqueles que não agreguem valor em sua empresa e reutilizar as sobras dos processos.

O reduzir é um dos principais objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos e, portanto, deve ser uma das prioridades dentro das empresas. 

Reutilizar

Você reutiliza os produtos em sua empresa? Diferente do reciclar, nessa etapa o produto não sofre alterações para ser utilizado. Tal etapa auxilia ainda na redução de custos das empresas, já que os produtos não precisarão ser transformados para ser utilizado.

Reciclar

Por fim, o último R é o ato de reciclar. Muito cobrado por parte da sociedade, a reciclagem transforma os materiais em outro produto ou volta ao seu estado original, o que deve ser prioridade dentro das empresas, principalmente aquelas que sabem e que podem utilizá-los novamente.

Economia circular e logística reversa são alguns atos que devem ser praticados pela empresa para essa finalidade. Vale ressaltar que empresas que praticam essas ações conseguem moldar uma imagem mais positiva no mercado, geram mais receita e garantem um diferencial competitivo.

A X5company como uma empresa que preza pela sustentabilidade

Devido ao seu compromisso com a sustentabilidade, nós, da X5, entendemos a importância da política dos 5 Rs e, dentro da empresa, realizamos ações para essa finalidade. 

Participamos ativamente do Programa de Política de Logística Reversa e Resíduos Sólidos da CETESB e em parceria com a LWART, disponibilizamos a coleta do OLUC em nível nacional para os clientes e compradores da X5. A nossa empresa se preocupa com a venda de produtos de qualidades e também da reciclagem, de modo que trabalhamos para garantir que todos os produtos tenham a destinação correta.

Para saber mais sobre o nosso trabalho e como podemos ajudar a sua empresa, converse com os nossos consultores clicando aqui!


Escrito por:

Agência Canna