A importância da manutenção industrial

Publicado em: 9 de fevereiro, 2023

A rotina produtiva de uma indústria é responsável pela eficiência do produto final. Quando falamos em excelente resultado, estamos falando também da qualidade envolvida para que o resultado seja adequado e, parte desse sucesso, está ligado aos equipamentos e maquinários. Nesse cenário, é evidente a necessidade de manter as estruturas em excelente funcionamento, algo que é possível com a manutenção industrial.

A manutenção é um conjunto de atividades que busca verificar o desempenho de equipamentos, para que seja prolongada a vida útil do maquinário. Atualmente, existem diferentes tipos de manutenção industrial, que são feitos em diferentes momentos, mas com o mesmo objetivo: garantir a melhor performance pelo máximo de tempo possível, através de reparos e atestando a qualidade dos maquinários.

Com a manutenção é possível realizar ações práticas e estratégicas que preservem a integridade dos equipamentos e também dos processos industriais.

Quais os tipos de manutenção industrial?

Com estratégias cada vez mais avançadas, uso da tecnologia e planejamento, é possível realizar a manutenção industrial, não apenas quando o equipamento já apresenta algum defeito, mas também de forma preventiva.

Com isso, os 3 principais tipos de manutenção são: preventiva, preditiva e corretiva. Abaixo, conheça cada um deles.

Manutenção preventiva

Está completamente relacionada ao planejamento, ou seja: ela é feita de forma planejada, para prevenir falhas e paradas, buscando sinais no maquinário, como desgaste e problemas operacionais. Com esse tipo de manutenção, é possível antecipar uma série de problemas e evitar inúmeros transtornos para a rotina produtiva.

Na manutenção preventiva, os técnicos revisam todas as máquinas e equipamentos para garantir que não haja nenhum tipo de falha! É uma das maneiras mais eficientes de manter o chão de fábrica trabalhando, além de organizar a indústria e a rotina de forma geral.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva não é planejada, mas visa prevenir um problema, ao invés de corrigi-lo. Isso quer dizer que ela acontece pela percepção técnica do operador quando está usando o maquinário ou equipamento, seja através da audição, do tato ou olfato.

 Alguns dos sinais que podem ser observados são ruídos incomuns, vibrações estranhas e mudanças de temperatura dos maquinários nesse tipo de manutenção. Portanto, ao constatar alguma mudança, o operador pode iniciar a manutenção, sozinho ou com a ajuda de uma equipe técnica.

A manutenção preditiva busca por falhas em tempo real e soluções rápidas.

Manutenção corretiva

Um dos tipos de manutenção industrial mais conhecidos é a manutenção corretiva. É um tipo não planejado, realizado apenas quando o equipamento apresenta alguma falha, a fim de corrigir o problema o mais rápido possível para que não interfira na produtividade da indústria.

Nessa manutenção, o maquinário é parado para que os técnicos realizem todos os reparos necessários e devolvam o desempenho à estrutura. 

A manutenção industrial, independentemente do seu tipo, minimiza as falhas e os riscos de paradas, o que contribui para o fluxo de trabalho na rotina, a produtividade e também a redução de custos.

Principais produtos usados na manutenção industrial

Além da tecnologia presente em muitas estratégias da manutenção industrial, diversos produtos são usados para corrigir as falhas e problemas, potencializando a capacidade dos equipamentos. Abaixo, confira dois dos mais importantes.

Lubrificantes

Os lubrificantes industriais têm a responsabilidade de deixar componentes mais fluidos. É uma substância que forma partículas protetoras quando colocada em uma superfície que está em atrito com outra. Dessa forma, evita o desgaste das peças, algo vantajoso já que este é um dos problemas mais comuns dentro da indústria, capaz de afetar diretamente a produtividade dos equipamentos.

Aditivos

O principal objetivo dos aditivos industriais é o de melhorar o rendimento dos produtos e substâncias usadas diariamente no setor. O uso dos aditivos promove uma melhora na performance do produto, que pode ser variado, como os óleos lubrificantes, por exemplo.

Atualmente, é possível encontrar diversos aditivos, como anticorrosivos, detergentes, de extrema pressão, entre outros.

Conheça os produtos da X5 para manutenção industrial

Seja ela corretiva, preventiva ou preditiva, a X5 sabe da importância da manutenção industrial. Por isso, comercializa inúmeros produtos essenciais para garantir uma boa manutenção. Além dos óleos lubrificantes e aditivos, a empresa conta com outras opções de excelente desempenho e performance para aumentar a produtividade da sua indústria!

Ainda, a X5 tem experiência no atendimento de AOG e, por isso, consegue atender demandas emergenciais com agilidade e muita eficiência, realizando reparos para evitar a parada da sua empresa.

Conte com quem entende de produtos químicos: conte com a X5company.

Para saber mais, entre em contato clicando aqui!


Escrito por:

Agência Canna