X5 Company é referência na Operação Logística de produtos químicos

Publicado em: 21 de janeiro, 2021

Todo controle do processo da operação logística inicia-se na coleta do produto com o fornecedor. A seleção e qualificação dos fornecedores de transporte visa encontrar transportadoras licenciadas e preparadas no transporte de produtos químicos, isso inclui, motoristas capacitados com curso MOPP, kit anti-derramamento etc. Ao recebermos o produto, iniciamos o processo de recebimento, onde se faz uma inspeção nos produtos, com um documento auxiliar, para que seja feito um check list, item a item garantindo a conformidade do produto. Para otimizar, considerando as particularidades do nosso processo, nosso ERP foi rigorosamente desenvolvido, levando em conta nossa operação, com ferramentas estratégicas de controle para atender todos os detalhes que precisamos para termos uma operação limpa, ágil e ao mesmo tempo, atendermos as exigências relacionadas ao nosso AQMS (Aerospace Quality Management System) certificado na norma AS9120B, uma norma certificadora das empresas que fornecem produtos para os segmentos aeronáutico, espaço e defesa.

No processo de armazenagem e movimentação, os operadores recebem treinamentos para manuseio correto, movimentação com empilhadeira e armazenamento, levando em conta os requisitos do fabricante do produto, todos acompanhados pelo supervisor imediato do processo.

Os parâmetros de armazenagem são baseados na tabela de incompatibilidade fornecida pela ABNT NBR 14725, também por requisito de controle de temperatura. O shelf life (tempo de vida útil) do produto é controlado por relatórios analíticos, avaliados pelos responsáveis pelo processo. E para tudo isso funcionar bem, precisamos de organização, por isso desenvolvemos o posicionamento e mapeamento estratégico, dos itens, observando o fluxo de entrada e saída, dessa forma somos mais rápidos no momento da expedição.

A expedição começa a partir da emissão da DANFE, para otimizar e ganharmos velocidade nesse processo, com informações mais rápidas, resolução de problemas mais ágil, e operações em D-0. Elaboramos o C.I.L, “centro integrado de logistica”, onde atua no mesmo escritório logistica e faturamento, com um fluxo inverso de expedição, diferente de todo o mercado, nossa área de faturamento recebe o pedido com todas as informações necessárias para faturar e após o pedido ser faturado, automaticamente o sistema subtrai a quantidade e o lote do produto que saiu do estoque, o próprio sistema emite um documento de expedição que contem cada detalhe que o operador de expedição precisa para finalizar o processo de separação e conferência, todas as expedições que efetuamos, enviamos os certificados de analise do fabricante do produto, nosso certificado de conformidade, informando que o produto foi armazenado corretamente e está conforme diante das especificações informadas pelo fabricante, ficha de emergência para transportes, documentos de segurança do produto, que podem ser traduzidas e adequadas nas legislações trabalhistas, do Brasil e dos principais países da América do Sul, através de um software dedicado para esse fim.

No intuito de acompanhar o passo das exigentes demandas de sustentabilidade ao redor do mundo, a X5 Company reduziu sua impressão de papel por disponibilizar em nosso site uma plataforma que disponibiliza para download todos os documentos de análise e conformidade do produto.

Um processo eficaz de rastreamento, desenvolvido em nosso ERP, possibilita rastrearmos e controlarmos os pedidos do cliente desde a emissão da DANFE até a entrega no endereço do cliente, com atualizações simultâneas e antecipação as ocorrências que um transporte, independentemente de seu modal, está sujeito, tais como, atrasos, barreiras fiscais, entre outros.

Logistica reversa

A X5 Company não poderia se contentar apenas mantendo uma esfera de controle interno de seus processos, com o intuito de controlar também os impactos que nossas operações podem causar ao meio ambiente, desenvolvemos fornecedores para atendimento emergencial para derramamento e destinadora de resíduos químicos, esses contratos contêm cobertura abrangente nos principais locais que atendemos.

– Atendimento emergencial: difere-se pela experiência no desenvolvimento de soluções para a preservação da vida e do meio ambiente. A empresa que faz parte do Grupo Ambipar, tem como missão “Fornecer produtos e serviços que contribuam para a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida em nosso planeta, buscando um atendimento emergencial no menor tempo de resposta com recursos adequados”.

– Destinadora de resíduos químicos: licenciada pela CETESB para o serviço de coleta, transportes e destinação de resíduos industriais.

O principal método de destinação é o coprocessamento do resíduo. A empresa destinadora de resíduos possui contrato com a Votorantim produtora de cimento, devido a isso é muito interessante os resíduos que geramos, que são, colas, resinas, graxas, óleos entre outros. De tudo isso é feita uma “biomassa” que alimenta as caldeiras da Votorantim.

Para que a X5 continue fazendo todos os processos com integridade, informações documentadas dos descartes são geradas e relatórios destinados aos órgãos fiscalizadores, atendendo a legislação vigente.

Douglas Gonçalves – Pós graduado em Engenharia Logistica – Responsável pela Operação Logística nas três plantas da X5 Company, Matriz São José dos Campos/SP – Filial Manaus/AM – Filial Miami/USA

Izaque Germano – Gestão da qualidade – Responsável pela qualidade nas três plantas da X5 Company, Matriz São José dos Campos/SP – Filial Manaus/AM – Filial Miami/USA


Escrito por:

Agência Canna