O que é Clear Coat?

Publicado em: 26 de maio, 2022

Profissionais que trabalham com aeronaves e sua manutenção com certeza já ouviram falar do termo clear coat e sabem da sua importância. Mas para quem está começando no ramo e quer entender um pouco mais sobre o “casaco claro”, que é a tradução literal do termo, isso pode ser uma novidade.

Clear coat nada mais é do que a camada transparente de tinta, normalmente aplicada em cima da camada colorida. Na maior parte das vezes, esta aplicação acontece por último, garantindo boa resistência para todo o painel. Essa camada é apenas uma das muitas envolvidas no processo de pintura e resistência do painel.

Inicialmente, a camada de base, a primeira camada aplicada, funciona como um primer capaz de facilitar o processo de união da tinta colorida com a fuselagem, garantindo boa aderência. A segunda, que pode se transformar em várias camadas, é a de tinta colorida. Só após todo esse processo que a tinta transparente é aplicada.

Apesar de não ser sempre utilizada, essa última camada cumpre com um papel fundamental para a conservação de todo o painel, evitando danos com o passar do tempo.

Principais benefícios do clear coat

A aplicação do clear coat não é feita sem nenhum objetivo. Ela desempenha um papel fundamental nas aeronaves, o que gera uma grande gama de benefícios. Conheça alguns dos principais abaixo:

Evita a oxidação

Uma das principais vantagens do clear coat é a sua capacidade de reduzir bastante a oxidação da camada colorida. Além de ser vantajoso para o melhor desempenho da aeronave, isso também contribui para a estética da estrutura, evitando desgaste e mantendo a cor em seu melhor estado por mais tempo.

Isso porque as tintas específicas de verniz contam com uma excelente proteção às intempéries e desgastes devido ao tempo.

Alterna o índice de refletivo/de refração e o tipo de brilho

O índice de refração diz respeito ao comportamento das luzes em um determinado espaço. O índice é a medida desse comportamento, o que nos dá um panorama sobre como será a aparência da superfície e, por isso, é medido antes e depois da aplicação da tinta.

Quanto ao tipo de brilho, o índice contribui para identificar o seu tipo, que pode alternar entre quente, fosco ou outras inúmeras maneiras.

Aumenta a espessura geral da camada de tinta

A espessura da camada de tinta cumpre com uma função importante: quanto mais espessa, maior durabilidade e resistência. Além disso, uma boa espessura da camada garante que todos os pontos foram cobertos de forma adequada, a fim de oferecer o melhor desempenho que a tinta é capaz de proporcionar.

Porém, essa espessura geral pode variar de acordo com o tipo de painel, fabricante e outras questões similares e particulares de cada aplicação em específico, o que torna fundamental ficar atento às variações.

Possui um excelente custo-benefício

Para além das questões funcionais e operacionais que o clear coat oferece à aeronave, a aplicação dessa camada de tinta transparente também traz uma ótima relação entre custo e benefício aos profissionais que trabalham diariamente com isso – e também para quem depende da aeronave na sua rotina.

Apesar do que pode ser considerado como investimento extra em produto e mão de obra, o clear coat oferece um retorno notável a longo prazo, já que evita a necessidade de pintar o painel novamente em um curto período de tempo.

Quando colocamos na ponta do lápis, não aplicar a tinta transparente é bem mais custoso se comparado à sua aplicação desde o primeiro momento.

Tenha soluções em clear coat com a X5 Company

Qualquer setor que trabalhe diretamente com aeronaves pode usufruir dos benefícios que a X5 oferece aos seus clientes. Além de trabalhar com tintas clear coat, também oferecemos as tintas aerospace que são igualmente importantes.

Mas essas são apenas algumas das dezenas de soluções que a X5 é capaz de oferecer. Para conhecer todas as outras, entre em contato com a nossa equipe.


Escrito por:

Agência Canna