Tintas para navio: sua importância para a conservação da embarcação

Publicado em: 18 de abril, 2023

São muitos os produtos usados para a conservação geral de uma embarcação. De óleo hidráulico até outros tipos de insumos marítimos, os navios necessitam da aplicação recorrente de muitos produtos para conservar toda a sua estrutura, como é o caso das tintas para navio.

Quando falamos em tintas para navio, falamos em uma pintura especializada para esse tipo de superfície, devendo aguentar a ação diária da água, além de intempéries climáticas variadas e da própria vida marinha. Portanto, a tinta é o meio principal de proteção das embarcações contra a corrosão.

Isso porque ela age como uma barreira protetora entre o material estrutural e o meio ambiente, conseguindo conservar a estrutura e evitar diversos prejuízos para a natureza. Mas, para além disso, é uma excelente maneira de aumentar a beleza da estrutura, dando uma aparência nova e até mesmo conservada para a estrutura.

Quer saber mais sobre as tintas para navio e como elas são úteis? Continue lendo o artigo que nós, da X5, contamos!

Principais benefícios das tintas para navio

A ação diária da água salgada, além da crosta oceânica em si, pode ser altamente prejudicial para a estrutura da embarcação, podendo prejudicar a aparência do navio, mas também o seu desempenho – a curto e longo prazo. É nesse cenário que as tintas para navio são protagonistas.

Elas conseguem proteger a embarcação da ação oceânica, evitando a formação de crostas, capazes de prejudicar a performance do navio, seja ele de cabotagem, turismo ou de longo curso.

Essas crostas podem comprometer a estrutura como um todo, ocasionando na necessidade frequente de manutenção naval e até mesmo a troca do material que compõe a estrutura da embarcação, parcial ou total, conforme os danos da superfície.

Assim, as tintas para navio conseguem proteger a estrutura, evitando dos menores aos maiores prejuízos e, assim, conservam todo o navio para que realize a navegação em seu melhor desempenho.

Com o uso de tintas, além de agregar beleza, o setor naval reduz a necessidade de fazer manutenções constantemente, conta com uma embarcação de maior vida útil e evita a formação de crostas na superfície, uma ação capaz de, até mesmo, desacelerar o navio a caminho do seu destino.

Tintas para navio: etapas da pintura

Agora que já entendemos a importância do uso de tintas para navio, está na hora de entender a forma correta de aplicar as camadas. Isso porque não podemos aplicar os produtos em qualquer ordem ou de qualquer maneira, devendo seguir algumas práticas que contribuem para o melhor rendimento da tinta e a eficiência da pintura.

  • Preparação da superfície: aqui, toda a estrutura deve ser preparada conforme a necessidade, seja realizando pequenos reparos, lixando o metal, dando acabamento, entre outros. Essa etapa é fundamental para a melhor adesão da tinta à superfície.
  • Demarcação da área a ser pintada: após, é necessário marcar a área que será pintada – já que nem sempre é indispensável pintar toda a estrutura. A demarcação ajuda o profissional a preparar o espaço corretamente e aplicar todos os produtos.
  • Aplicação do primer: o primer ajuda a nivelar a superfície e garantir maior adesão da tinta na estrutura, melhorando o desempenho e durabilidade do produto.
  • Aplicação da tinta: a aplicação das tintas para navio é feita só após o cumprir todas essas outras etapas, a fim de assegurar bom desempenho ao navio e aparência estética à superfície quando a tinta for aplicada.
  • Cura e limpeza final: por fim, a última etapa de cura e limpeza é necessária para remover possíveis imperfeições e garantir boa aparência e a melhor performance para a embarcação. Também é possível aplicar uma nova camada de primer ou outro revestimento para dar brilho e fixar melhor a tinta.

A X5company pode ser sua fornecedora oficial de tintas para navio!

Recentemente, a X5company deu um novo passo em sua trajetória: fechou uma parceria para a distribuição de tintas e revestimentos marítimo com a PPG! Isso busca maximizar não apenas a atuação das duas empresas, mas também – e principalmente – levar alta resistência e um acabamento único para a embarcação de clientes espalhados pelo país.

Quer saber mais? Clique aqui e entre em contato!


Escrito por:

Agência Canna