Como proteger uma placa de circuito impresso

Publicado em: 27 de janeiro, 2022

Independente do aparelho eletrônico, a placa de circuito impresso é uma das principais partes para que o seu funcionamento ocorra de maneira aceitável. Portanto, ela exige proteção para ter um aumento da vida útil e garantia de que as funções sejam executadas sem maiores prejuízos.

Esse componente, que também é conhecido como PCBs, se localiza no centro dos projetos de engenharia eletrônica e dos produtos que conhecemos, como geladeiras, celulares e muitos outros.  A sua função é garantir a integração e a comunicação entre todas as partes de um circuito, distribuindo os principais comandos em um circuito integrado.

O uso dos dispositivos elétricos está cada vez maior, principalmente pela necessidade de automação dos processos. Além disso, redução de custos e maior qualidade são outros objetivos que as indústrias buscam, bem como a simplificação da montagem. 

Sendo assim, as placas de circuito impresso são bem vistas pelo mercado, já que elas beneficiam com todos esses pontos a montagem, além do seu baixo peso e volume, dois outros fatores importantes para os profissionais desse meio. 

Os três componentes de uma placa de circuito impresso

Uma placa de circuito impresso é a base para a montagem de qualquer circuito eletrônico. Toda a PCB é composta por três materiais indispensáveis, que sem eles, não é possível que o aparelho funcione. 

Além disso, a junção desses componentes proporciona uma PCB limpa e pronta para ser utilizada sem maiores problemas:

  • Placa Virgem, com revestimento de material isolante;
  • Fios de metal condutor, para a condução de energia;
  • Folha de cobre, para a ligação entre os componentes do circuito. 

O uso de conformal coatings para a proteção de circuito impresso

Diante da sua importância e por ser considerado uma parte vital para o funcionamento de qualquer produto eletrônico, é necessário que a sua proteção seja feita com o uso das principais tecnologias disponíveis no mercado.

O conformal coating, é uma película que ao ser aplicada em uma placa de circuito impresso garante a sua proteção e dos seus componentes do meio ambiente e da corrosão.

O seu uso é essencial para a proteção de uma placa de circuito impresso, principalmente pela sua deterioração ao longo do tempo. Entre os principais motivos para isso estão:

  • Umidade;
  • Vibração em excesso;
  • Tempo de uso;
  • Névoa salina;
  • Altas temperaturas;
  • Contato com produtos químicos.

Ao utilizar a tecnologia, as placas ficam mais seguras, uma vez que a sua finalidade é prevenir corrosão, mofo e falhas elétricas. Além disso, a sua proteção beneficia gradientes de tensão mais altos e espaçamento de trilha mais próximo, reduzindo o tamanho total do produto.  

O seu uso, após atualizações e a evolução do setor de eletrônicos, permitiu a sua utilização em novas aplicações, desde automotivas e de iluminação até indústrias de diversos setores, como de eletrodomésticos e de móveis. 

Com isso, os projetos atendem as recentes especificações do mercado e garantem a confiança dos clientes, que esperam que os seus eletrônicos suportem muito bem as avarias causadas pelo tempo e, assim, possuem uma vida útil cada vez maior.

Por fim, a redução de custos com manutenção e troca de peças e a diminuição de paradas inesperadas na linha de produção são outros benefícios que o conformal coatings proporciona. 

Conte com a X5Company

As indústrias que atuam com placas de circuito impresso possuem altos custos com a manutenção e a troca de peças danificadas. Portanto, além de um acompanhamento constante, elas necessitam de uma proteção extra, algo que o conformal coatings disponibiliza.

Existem diversos modelos de revestimento disponíveis no mercado e cada um possui uma particularidade a depender do ambiente em que as placas estiverem operando.

Na X5Company contamos com uma equipe especializada no assunto e pronta para auxiliar na melhor escolha para a sua indústria. Caso queira saber mais sobre o assunto ou conhecer os modelos disponíveis, fale agora mesmo com um de nossos consultores clicando aqui!


Escrito por:

Agência Canna