O que é conformal coating?

Publicado em: 26 de março, 2021

Um conformal coating (revestimento isolante) é uma película polimérica fina, que pode ser aplicada a uma placa de circuito impresso (PCB) para proteger tanto a placa quanto os seus componentes do meio ambiente e da corrosão.

Essa película é normalmente aplicada entre 25 e 250 microns e ‘se adapta’ ao formato da placa e dos seus componentes. Dessa forma, as juntas de solda, as pontas dos componentes eletrônicos, traços expostos e outras áreas metalizadas ficam cobertas e protegidas da corrosão, o que garante o aumento da vida útil da placa de circuitos impressos.

Por que a indústria precisa de conformal coatings?

Uma placa de circuito impresso recém-fabricada geralmente apresenta um bom desempenho, mas a eficácia do produto pode diminuir rapidamente devido a fatores externos em seu ambiente operacional.

Os conformal coatings podem ser usados em uma ampla variedade de ambientes para proteger essas placas de circuito impresso da umidade, da névoa salina presente em regiões litorâneas, dos produtos químicos e das temperaturas extremas, fator comum em peças eletrônicas.Nesse sentido o conformal coating tem a finalidade de prevenir corrosão, crescimento de mofo e falhas elétricas.

A proteção fornecida pelos conformal coatings favorece gradientes de tensão mais altos e espaçamento de trilha mais próximo, diminuindo o tamanho total do produto final e, por sua vez, permitindo que os projetistas atendam às demandas de miniaturização do mercado, bem como a confiabilidade exigida pelo consumidor.

O uso do conformal coating é particularmente importante em aplicações automotivas, militares, aeroespaciais, marítimas, de iluminação, industriais e de energia sustentável. No entanto, devido ao rápido desenvolvimento da indústria eletrônica, os revestimentos isolantes também estão entrando nas indústrias de eletrodomésticos e móveis, o que fornece uma combinação necessária de alto desempenho e confiabilidade para vários dispositivos eletrônicos.

Embora muitos profissionais optem pelo conformal coating se baseando apenas em fatores de custo, é importante lembrar que para obter o nível correto de proteção do revestimento, é necessário escolher com cuidado o material que se adapta à sua aplicação. Nesse cenário, diferentes tipos de revestimentos terão melhor desempenho em diferentes ambientes operacionais. Portanto, escolher o melhor revestimento para sua aplicação é fundamental para atingir o nível de proteção necessário.

Vale lembrar que a nossa equipe de suporte técnico está sempre pronta para responder a qualquer dúvida que você possa encontrar sobre o produto e ajudá-lo a escolher o material certo para o seu trabalho!

Os tipos de conformal coating disponíveis no mercado

Os conformal coatins podem ser categorizados por sua química de base e cada opção apresenta propriedades benéficas para os diferentes ambientes em que as placas de circuito impresso estarão operando. Os materiais mais comuns usados são:

Revestimentos acrílicos

O conformal coating acrílico combina uma boa relação custo/benefício com boa proteção ambiental. Eles permanecem transparentes e podem resistir ao escurecimento e à hidrólise sob exposição externa de longo prazo. No entanto, sua resistência limitada a solventes os torna adequados para retrabalhos, mas não para aplicações onde a resistência química é importante.

Revestimento de poliuretano

Se comparado com os conformal coatings acrílicos, os revestimentos de poliuretano oferecem excelente resistência química e proteção superior em ambientes agressivos. Esse material mantêm a flexibilidade em temperaturas muito baixas e da mesma forma que os acrílicos, eles também são muito versáteis, cobrindo uma ampla faixa de temperatura operacional.

Revestimentos Híbridos

Os revestimentos híbridos são feitos a partir de uma mistura de produtos químicos básicos. Isso pode resultar em várias opções de revestimento diferentes, adaptando os requisitos para aplicações mais específicas.

Revestimentos de silicone

Os silicones são os revestimentos conhecidos pela alta resistência a altas e baixas temperaturas ou flutuações de temperatura devido à sua natureza mais flexível. Revestimentos feitos a partir do silicone oferecem uma ampla gama de proteção em ambientes desafiadores e que mudam rapidamente. No entanto, eles são menos resistentes à gases corrosivos do que outras tecnologias de revestimento.

Revestimento à base de água

Os revestimentos à base de água curam por evaporação da água do sistema. São opções de baixo VOC (Compostos orgânicos voláteis) e substituem a maior parte do solvente no sistema por água, o que melhora a segurança do operador e também diminui drasticamente as emissões de solventes na atmosfera.

Revestimento de cura UV

Os conformal coatings com cura UV são outro exemplo de revestimentos híbridos. Nesse caso, diferentes tipos de produtos químicos são usados para produzir um sistema de cura dupla, evitando assim problemas com áreas sombreadas pela luz ultravioleta durante a cura. Esse material oferece os tempos de cura mais rápidos, levando apenas alguns segundos sob luz UV para curar. Isso é extremamente benéfico para aplicações de alto rendimento e quaisquer áreas sombreadas irão curar através do sistema de cura secundária com o tempo. Devido à sua estrutura altamente reticulada quando curados, eles podem ser difíceis de remover e, em alguns casos, os revestimentos de cura UV apresentam flexibilidade reduzida durante as mudanças térmicas e, portanto, devem ser testados cuidadosamente.

Existem diversas soluções disponíveis no mercado para a sua demanda e encontrar o produto químico mais indicado para a sua aplicação é essencial. Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto, nossa equipe de suporte técnico dedicada está sempre disponível para ajudá-lo durante o processo de seleção do material correto para o seu negócio.


Escrito por:

Agência Canna


    x5-logo-partner x5-logo-partner x5-logo-partner x5-logo-partner