A utilidade do óleo para engrenagens no setor industrial

Publicado em: 31 de agosto, 2022

Devido às demandas cada vez mais precisas e a necessidade de ter processos e equipamentos cada vez mais eficientes, é fundamental que as indústrias trabalhem com produtos que sejam qualificados e tragam maior praticidade e produtividade para a rotina. O óleo para engrenagens é um deles.

Na prática, o óleo para engrenagens é usado para lubrificar esse tipo de produto, que é tão importante no dia a dia de muitas indústrias, já que é empregado para transmitir esforços e movimentos, sofrendo uma grande pressão de contato. Ou seja: é um tipo de lubrificante industrial muito útil para melhorar o desempenho desse tipo de peça.

É por isso que o óleo se torna tão essencial. Além de lubrificar, ele também protege e preserva as engrenagens contra o desgaste e, consequentemente, a perda de eficiência, permitindo que elas sejam úteis e eficientes por mais tempo. Isso é vantajoso para reduzir custos inesperados e evitar a parada de maquinários importantes para a indústria.

Por que usar o óleo para engrenagens?

Quando usado dentro do período adequado, o óleo para engrenagens prolonga o tempo de vida dessas peças, tornando possível usufruir delas sem prejudicar o seu desempenho.

Além disso, o óleo para engrenagens tem um excelente poder anti corrosivo quando usados em aços e metais não ferrosos, o que também contribui para o aumento da vida útil da peça e a sua melhor performance. Nesse caso, é fundamental buscar por um óleo que tenha anticorrosão como uma das suas principais características. 

Com isso em mente, é possível entender o papel essencial que o óleo cumpre para a eficiência das engrenagens. E quando levamos em consideração que a maioria dos maquinários e equipamentos industriais contam com essas peças em seu interior, não restam dúvidas da necessidade de lubrificar as engrenagens periodicamente.

Características do óleo para engrenagens

As características do óleo para engrenagens dependerão diretamente do tipo de engrenagem, que pode ser cilíndrica de dentes retos ou helicoidais, cônicas de dentes helicoidais ou retos, planetárias, cremalheiras, entre muitas outras. Ainda, é importante observar o tamanho da caixa de engrenagens, já que ela determina o volume de óleo ideal para a lubrificação.

Outra coisa que é preciso observar: cada tipo de engrenagem precisa ser lubrificada de uma certa maneira, o que demanda uma metodologia adequada para a aplicação do óleo. É importante seguir esse passo para que todos os benefícios do óleo sejam garantidos e, assim, que as engrenagens ofereçam a performance esperada.

Abaixo, confira algumas das principais características que os óleos para engrenagens podem ter:

  • Viscosidade: essa é a característica mais importante do óleo. Óleos com baixa viscosidade são recomendados para operações que contam com alta velocidade, dentes das engrenagens bem-acabados e baixo carregamento. Já os que possuem alta viscosidade são ideais para dentes com acabamentos mais grosseiros e de baixa velocidade;
  • Pacotes de aditivos: o óleo poderá conter aditivos que afetam inúmeras propriedades essenciais de desempenho na operação (como o anticorrosivo, já mencionado anteriormente). Por isso, é fundamental ficar de olho em quais estão presentes no produto para adquirir o melhor conforme à aplicação;
  • Estabilidade térmica e oxidativa: ideal para engrenagens que trabalham em altas temperaturas e sob condições variadas de trabalho. Assim, é garantido o desempenho do óleo mesmo nessas condições.

Também devemos observar a base do óleo para engrenagens, que pode ser mineral ou sintética.

A base mineral oferece bom desempenho na maior parte das suas aplicações e, tipicamente, conta com maiores coeficientes de pressão e viscosidade se comparado aos óleos sintéticos comuns. Portanto, ao ser aplicado, o óleo forma um filme protetivo espesso.

Já a base sintética proporciona maior resistência à degradação e oxidação. Assim, os óleos para engrenagens de base sintética são indicados para operações mais extremas. Por esse e por todos os outros motivos, é fundamental entender suas necessidades e, assim, adquirir o óleo mais adequado para elas.

Fale com quem entende de óleo para engrenagens

A X5company é referência quando o assunto é distribuição de químicos. No seu amplo portfólio é possível encontrar uma variedade de óleo para engrenagens, a fim de lubrificar, proteger e preservar as peças. Tudo isso por um excelente custo-benefício e a garantia de ter uma fornecedora que entende do assunto, assegurando processos de alta qualidade.

Entre em contato e saiba mais!


Escrito por:

Agência Canna