A eficiência do adesivo anaeróbico

Publicado em: 20 de abril, 2023

Quando falamos em produtos para a indústria, o que vem na sua cabeça? Maquinários? Equipamentos pesados? Grandes engrenagens? Nenhuma dessas respostas está, de fato, errada, mas os itens industriais vão além dessa lista. O adesivo anaeróbico, por exemplo, é um deles.

O adesivo anaeróbico é um item de enorme utilidade e importância para as indústrias. Ele evita que diversos componentes metálicos afrouxem por conta da vibração, já que preenche por completo os espaços entre eles, aumentando a capacidade de vedação ou fixação de juntas.

O produto é uma cola monocomponente, composta por polímeros e substâncias, como metacrilatos ou poliorganossiloxano. Sua principal característica está na sua capacidade de se solidificar (conhecida como cura) em temperatura ambiente quando há privação do contato com o oxigênio.

Dentro de sistemas hidráulicos, os adesivos oferecem proteção contra cisalhamento, além de outros deslocamentos que são altamente prejudiciais para as peças. Sem o uso desses adesivos, muitos componentes são facilmente comprometidos, trazendo uma série de prejuízos para toda a instalação e, consequentemente, as etapas seguintes que dependem dela.

Principais benefícios do adesivo anaeróbico

Entre as maiores vantagens do adesivo anaeróbico, é importante citar:

  • Alta capacidade de evitar prejuízos com escapes;
  • Resistência à vibração, altas temperaturas e fluidos;
  • Evita a contaminação de sistemas hidráulicos e pneumáticos.

Vale ressaltar que esse adesivo desempenha ainda um papel fundamental que traz maior eficiência para a rotina de muitas indústrias, permitindo performance, resistência, funcionalidade e muita assertividade sempre que aplicado.

Dicas para a aplicação do adesivo anaeróbico?

Inicialmente, o adesivo anaeróbico é líquido, solidificando-se quando não tem contato com o oxigênio. Abaixo, confira a aplicação deste produto:

  • Antes de sua aplicação, é necessário que as superfícies estejam limpas e livres de qualquer tipo de oleosidade e sujeira. Também é importante esperar a secagem completa antes de aplicar o adesivo;
  • Materiais como alumínio, ferro fundido e aço inox, por exemplo, podem necessitar de ativadores, que funcionam como um acelerador de cura;
  • Em parafusos em furos cegos, é importante que o adesivo seja aplicado na parte inferior do furo.

Atenção: A cura total dos adesivos é alcançada com maior rapidez quando o produto é exposto a curto prazo ao calor.

A aplicação adequada do produto garante não apenas o seu bom desempenho, mas a ótima durabilidade e performance de todos os componentes beneficiados pelo adesivo.

Adesivo anaeróbico da Henkel Loctite

A Henkel Loctite produz o adesivo anaeróbico, que cumpre com os objetivos já citados, garantindo todas as vantagens que esse produto é capaz de oferecer, além de proteger os componentes contra a corrosão e oxidação.

O adesivo anaeróbico da Loctite inclui fixadores de roscas, vedantes de roscas, fixação e vedantes de juntas,  o kit completo para proporcionar a eficiência que todas as aplicações precisam.

A fixação dos adesivos acontece em poucos minutos em temperatura ambiente e sua cura se dá de forma completa em 24 horas, proporcionando todos os efeitos com rapidez e agilidade. Assim, as indústrias não perdem nem um minuto e conseguem prever melhor o tempo usado para realizar esse tipo de tarefa – reduzindo atrasos e paradas.

Por que adquirir os adesivos de fornecedores confiáveis?

Para garantir a originalidade do adesivo anaeróbico e, consequentemente, todas as suas vantagens, é importante adquirir esse produto de fornecedores confiáveis que, além de tudo, também asseguram a boa relação entre custo e benefício, tornando-se uma opção viável para o seu bolso!

E para contar com o que há de melhor nesse setor, fale com a X5company! Referência na distribuição de produtos químicos, como os adesivos anaeróbicos da Henkel Loctite, a empresa se fortaleceu como uma fornecedora confiável e altamente qualificada, capaz de levar o melhor em químicos para empresas de todo o Brasil com segurança e praticidade.

Quer saber mais sobre a atuação da X5company? Clique aqui e entre em contato!


Escrito por:

Agência Canna