Os tipos de materiais químicos com condutividade térmica

Publicado em: 31 de março, 2021

Diferentes materiais e substâncias fazem transferências de calor específicas, e isso justifica o porquê, em um mesmo ambiente, duas superfícies ou mais apresentarem uma sensação térmica diferente. Alguns produtos apresentam uma taxa mais elevada quando o assunto é troca de calor, dessa forma, exemplificam de maneira prática o que é a condutividade térmica.

A troca de calor é um fenômeno que acontece quando dois corpos com temperaturas diferentes são colocados em contato em um mesmo ambiente. Depois de um certo tempo, eles alcançam o equilíbrio.

A condutividade térmica quantifica a habilidade dos materiais de conduzir energia térmica. Estruturas feitas com materiais de alta condutividade térmica conduzem energia térmica de forma mais rápida e eficiente do que estruturas análogas feitas com materiais de baixa condutividade térmica

Existem produtos químicos que possuem uma elevada condutividade térmica. Eles são excelentes para atender as necessidades de variados segmentos: eletronico, industrial, aeronáutico, automotivo, entre outros.  A seguir, conheça um pouco mais sobre esses materiais e suas vantagens.

Graxas termocondutivas

As graxas termocondutivas se destacam pela  condutividade térmica. São feitas  geralmente de silicone e podem ser utilizadas em várias aplicações, desde computadores até aeronaves.

As pastas termocondutivas podem ser aplicadas entre o cooler e o processador (no caso de computadores) para ajudar no resfriamento do equipamento – que em temperaturas elevadas, pode queimar.

A condutividade térmica através das graxas se apresenta de maneiras diferentes. Não só eficaz em temperaturas elevadas, mas com exemplares do produto voltados para temperaturas muito baixas.

Como vantagem é importante destacar que se trata de um produto com boa estabilidade ao cisalhamento, ampla resistência à variações de temperatura, inércia e resistência à corrosão, umidade e oxidação.

Adesivos Termicos

A aplicacao do adesivo e’ voltado para unir e , para os adesivos de termocondutores eles tambem transferem calor. Sao utilizados em: computadores, lampadas de LED, eletrodomesticos, dispositivos em automoveis, radios e amplificadores de alta potencia, entre outras aplicacoes.

Podera encontra-lo em onibus, aeronaves, ou ate foguetes. Fabricados em diversas bases quimicas como  epoxi, acrilico, silicones, recebem aditivos para poder aumentar a condutividade termica como , por exemplo a prata, que vai potencializar a condutividade termica.

A aplicacao pode ser manual ou automatica, dependendo da quantidade de pecas que e’ necessario produzir.

Encapsulantes Termicos

Os encapsulantes foram desenvolvidos para propiciar uma protecao mais forte, e adicionalmente os tecnicos e engenheiros quimicos das universidades e das companhias quimicas , perceberam que poderiam adicionar a condutividade termica a eles.  E em alguns destes, e’ possivel encontrar com resitencia a chama.

Encapsulantes sao encontrados em epoxi, poliuretano, silicone, sao perfeitos para vedacao, podendo estar presentes em diversos sistemas como eletricos, mecanicos, eletronicos, proporcionando a vedacao e, em alguns casos, contra curto-circuito.

Thermal Pads

Os printables thermal pads são produtos que se diferenciam das concorrentes e famosas “pastas térmicas” pois, além de suas características gerais, podem ser implantadas no formato desejado, dando maior facilidade de serem incorporados em um equipamento.

A condutividade termica e’ variavel podendo atingir valores expressivos, funcionam de forma bastante maleavel, e se amoldam bem ao formato desejavel. Alem disso, nao curam e permanecem indefinitivamente com um aspecto maleavel.

Onde encontrar materiais químicos com boa condutividade térmica?

Entendendo que cada vez mais os produtos com elevada condutividade térmica serão requisitados como uma opção mais flexível, ágil e de custo atrativo para empresas visando ampliar a qualidade e a garantia do produto final, a X5 Company é o melhor lugar para adquiri-los.

Trabalhando com fornecedores de qualidade, trabalhamos oferecendo soluções completas para atender a sua demanda por materiais químicos eficientes na troca de calor e resistência a temperaturas elevadas.

Ficou interessado em saber mais sobre as vantagens de investir nesses materiais? Entre em contato com um de nossos consultores e solicite um orçamento!


Escrito por:

Agência Canna