A importância do óleo sintético para a indústria aeronáutica
Publicado em: 23 de setembro, 2021
O uso do óleo sintético é indispensável para os diversos tipos de indústrias, especialmente a aeronáutica para preservar a qualidade do motor da aeronave e com isso garantir também maior durabilidade e segurança. Mas você sabe o que são esses óleos e quais são as principais características que o tornam tão importante assim?
O óleo lubrificante sintético é um composto que permite que o bom desempenho de um equipamento seja mantido. Isso porque em qualquer indústria, as máquinas precisam passar por um processo de limpeza e lubrificação, assim, evita que as peças enferrujem e com o tempo deixem de funcionar.
Na indústria aeronáutica, o uso dos óleos é ainda mais excepcional, afinal, as peças de um avião não tem o custo baixo, e a manutenção pode custar caro, visto que a aeronave pode ficar por dias e até semanas sem funcionar. Tudo isso por um problema no motor que poderia ter sido evitado fazendo o uso correto de produtos lubrificantes e uma rotina de higienização adequada.
O motor de um avião é uma peça extremamente robusta, mas que precisa de alguns cuidados simples para ser preservada. Para essa peça, o momento de revisão é chamado de TBO (time between overhaul ou tempo entre revisão), e contar com o óleo sintético evita ter “surpresas desagradáveis” durante esse evento.
A linha Aeroshell apresenta uma série de vantagens para conservar o motor da sua aeronave, por exemplo:
- Menos consumo de óleo;
- Garantia de maior durabilidade para as peças do motor;
- Menor formação de coque;
- Economia de recursos com manutenção.
Neste conteúdo, iremos mostrar o porquê investir nessa linha e como ela pode ser bastante benéfica para garantir durabilidade para sua indústria aeronáutica.
O que é óleo sintético?
O óleo sintético é uma mistura de óleos básicos sintéticos e aditivos. Existem diferentes tipos de óleos para as mais diversas aplicações, mas o objetivo maior é o de lubrificar peças e motores, tanto de carros, barcos, navios e aeronaves de todos os portes.
Eles são capazes de fazer a limpeza das peças e com isso garantir que a vida útil seja preservada ou até mesmo aumentada. Como característica fundamental desse tipo de óleo, que o difere de outros disponíveis no mercado, é a resistência à oxidação, pois sua composição é bastante uniforme e estável.
Existem outros óleos disponíveis no mercado, como o semissintético e o mineral, você sabe quais são as diferenças entre eles? A gente te explica!
O óleo semissintético é também uma mistura entre os básicos minerais e sintéticos, no entanto, o potencial de lubrificação não é como o sintético, já que, por ser uma mistura bastante equilibrada entre minerais e sintéticos, ele apresenta as características de ambos.
Já o óleo mineral é composto por derivados do petróleo, e por isso, é mais natural. No entanto, para ter uma boa performance, é necessário misturá-lo com aditivos para ele ficar menos viscoso e mais uniforme.
Com isso, o óleo sintético acaba sendo a melhor opção para indústrias aeronáuticas por apresentar um potencial de lubrificação mais elevado e máxima resistência à situações adversas.
Qual o melhor óleo sintético para a indústria aeronáutica?
Existem diferentes opções de óleos sintéticos para aeronaves, uma das melhores opções é o ASTO 560 da Linha Aeroshell: um óleo de terceira geração próprio para lubrificar a turbina da aeronave. Ele se destaca por oferecer alta estabilidade térmica (HTS), o que é muito importante já que no interior do motor de um avião as temperaturas podem chegar a até 1000°C.
O óleo ASTO 560 contribui para que sua empresa reduza os custos com manutenção, pois deixa a peça em pleno funcionamento e agilidade. Além disso, é um dos lubrificantes de maior performance contra desgaste do mercado.
Se você ficou interessado no óleo sintético da Aeroshell, pode adquiri-lo agora mesmo solicitando um orçamento com a X5 Company, uma empresa distribuidora que trabalha com as melhores opções de lubrificantes para aeronaves. Solicite agora mesmo um orçamento com a gente!