O que é o Molykote ® AFC e suas características

Publicado em: 12 de agosto, 2021

Em alguns casos os revestimentos a seco são até mesmo descritos como “tinturas lubrificantes” e não é à toa, afinal, essa é uma boa descrição para os AFCs da MOLYKOTE ®. A sigla vem do inglês Anti-Friction Coatings e pode ser livremente traduzida como Revestimentos Anti-Fricção.

Essas soluções lubrificantes secas ao toque possuem uma formulação semelhante à dos vernizes industriais comuns. Os AFCs contêm lubrificantes sólidos, resinas como agentes de ligação, bem como solventes. Os componentes desse tipo de lubrificante sólido são principalmente dissulfeto de molibdênio, grafite e PTFE. As matérias-primas e aditivos individuais, bem como a concentração de lubrificantes sólidos, são decisivos para a eficiência da lubrificação e proteção contra corrosão.

Os revestimentos a seco MOLYKOTE ® são aplicados preferencialmente por imersão ou por pulverização sobre superfícies cuidadosamente desengorduradas. Outros métodos também são possíveis, tais como centrífugas de imersão, métodos de pulverização eletrostática ou automática, aplicação por pressão ou rolo, bem como os vários métodos para processos de secagem e endurecimento que são bem conhecidos na indústria.

Motivos para comprar revestimentos a seco da MOLYKOTE ®

Os revestimentos a seco MOLYKOTE ® melhoram a segurança, confiabilidade e desempenho dos equipamentos em que são aplicados, controlando o atrito e o desgaste, evitando falhas de componentes, estendendo os intervalos de lubrificação e reduzindo consideravelmente os custos de produção e operação.

Com uma aplicação econômica, duradoura e valiosa em usos onde outros lubrificantes normalmente falham, os AFCs MOLYKOTE ® fornecem:

  • Lubrificação seca e limpa, não afetada por poeira, sujeira e umidade;
  • Lubrificação vitalícia sem envelhecimento, evaporação ou oxidação;
  • Prevenção de ferrugem sem tratamentos de superfície (por exemplo, galvanização);
  • Proteção não inflamável e sem manchas em metais, plásticos e elastômeros;
  • Espessura de filme controlada para capacidades de suporte de cargas exatas;
  • Lubrificação totalmente eficaz, mesmo após longos prazos sem utilização da peça.

Após a cura, o filme lubrificante seco fornece proteção de alta durabilidade contra o desgaste, bem como um certo nível de proteção contra corrosão, resistência a poeira e até a contaminação da peça ou equipamento.

Esses fatores tornam revestimentos a seco MOLYKOTE ® a escolha ideal para uso em ambientes que demandam controle de umidade, poeira e materiais contaminantes, além disso, o produto facilita a manutenção de peças inacessíveis e precisam de lubrificação de longo prazo.

Outra vantagem é que revestimentos a seco MOLYKOTE ® são particularmente eficazes em situações de atrito de limite e misto. Nesses casos, o contato direto de metal com metal e o desgaste ocorrem porque a lubrificação hidrodinâmica fluida não pode ser realizada.

Com os AFCs da MOLYKOTE ®, os lubrificantes sólidos são mantidos na superfície do substrato pela força de união do pacote de resinas do produto, de modo que as superfícies são sempre separadas por um filme seco eficaz – seja em velocidades muito baixas, movimentos oscilantes ou altas cargas. Os revestimentos a seco MOLYKOTE ® também podem dar apoio a lubrificação hidrodinâmica como um agente para melhorar o amaciamento. Além disso, os AFCs fornecem lubrificação em caso de quebra do filme hidrodinâmico.

Compre o seu revestimento a seco MOLYKOTE ® com a X5Company!

A X5Company é uma empresa distribuidora e provedora de soluções logísticas para produtos químicos. Em nossa empresa prezamos pela qualidade dos nossos fornecedores, bem como na qualidade do serviço de atendimento e entrega, sempre com seriedade e profissionalismo.

Além disso, oferecemos um programa de abastecimento completo, com gestão de estoque, capital de giro para os seus produtos, administração de shelf-life e perdas, proporcionando maior controle sobre os seus produtos químicos e mais espaço físico para a sua empresa com o gerenciamento de um único fornecedor dos seus produtos.

Compre o seu revestimento a seco MOLYKOTE ® e outros produtos químicos das melhores marcas do mundo com a X5Company! Entre em contato com a nossa equipe comercial e solicite uma proposta para o seu negócio que garanta a segurança logística e financeira dos seus produtos químicos!


Escrito por:

Agência Canna