Aplicações habituais do trava roscas

Publicado em: 27 de maio, 2021

Embora o mercado apresente alternativas para fixar parafusos, nenhuma outra detém o custo-benefício, praticidade e leveza do trava roscas, um adesivo anaeróbico utilizado em toda a indústria, que preenche completamente o espaço entre os componentes.

Seu objetivo é aumentar a capacidade de vedação ou fixação de uma junta montada mecanicamente. Suas composições também vedam completamente as peças. Desta maneira, não há o afrouxamento por vibração das máquinas ou por expansões térmicas.

Como funciona o trava roscas?

Em temperatura ambiente o produto seca em poucos minutos, seu processo de cura, no entanto, dura 24 horas. Nesse processo, o trava roscas permanece líquido e se solidifica apenas quando privado de contato com o oxigênio e presença de metais, durante o torque.  Porém, é possível adiantar essa solidificação através de uma exposição de curto prazo ao calor (mantendo-o a 120° C por 30 minutos, por exemplo), ou com o uso de ativadores específicos.

Utilizando o produto

O primeiro passo para o uso do trava roscas é a limpeza da superfície de aplicação, sejam elas parafusos de fixação, balanças de suspensões traseiras ou rolamentos.

Essa limpeza deve ser feita com o auxílio de cleaners LOCITTE, removendo qualquer vestígio de graxa ou sujeira. Em seguida, é preciso esperar a secagem completa dessa superfície antes de aplicar o trava roscas, evitando que as partes sejam prejudicadas pelo torque excessivo.

Depois disso, basta aplicar uma gota do produto sobre a rosca do parafuso e rodá-lo até que o adesivo cubra todo o filete da rosca, inserindo, posteriormente, o parafuso no seu orifício.

Atente-se também para não utilizar o produto em excesso, o bico aplicador, já encontrado no trava roscas, está aí para te ajudar com isso.

O último passo desse processo é o torque no parafuso, que deve ser feito com o produto ainda no seu estado líquido, aguardando o tempo indicado para a trava completa.

Cuidados na aplicação do trava roscas

É muito importante que não se aplique trava roscas em parafusos de titânio, especialmente em contato com aço ou alumínio, do contrário poderá provocar uma corrosão galvânica.

Dificultando ou impossibilitando uma remoção.

Onde o trava roscas pode ser utilizado

Este produto é muito usado na reparação de veículos, mas também existe uma ampla variedade de aplicações diferentes. O seu grau de adesivagem é sempre indicado através da sua cor.

Veja abaixo alguns exemplos:

Trava roscas roxo LOCTITE®

É ideal para montagens de fixações menores. Com seu baixo torque, ele respeita as necessidades de estruturas mais delicadas como relógios ou componentes de computador.

Tamanho máx. do parafuso: M36

Trava roscas azul LOCTITE®

É idealizado para estruturas que se desmontam com frequência.

Isso porque ele evita o afrouxamento provocado por vibrações médias, vento e uso repetitivo. De fácil remoção,  ele é comumente utilizado em bicicletas, por exemplo.

Tamanho máx. do parafuso: M36

Trava roscas vermelho LOCTITE®

O trava roscas vermelho é o mais indicado para equipamentos como furadeiras pneumáticas, cortadores de grama e máquinas de lavar, isso porque essas condições severas e de altas vibrações demandam uma resistência mais elevada. Nesse sentido, a versão vermelha do produto protege as peças de corrosões e também as mantém resistentes a impactos, vibrações mais violentas e mudanças de temperatura.

Essas variações do trava roscas são permanentes, mas, seu desmonte é possível dependendo do tamanho do pino, podendo aplicar calor localizado para amolecer o produto e, assim, desmontá-lo.

Tamanho máximo do parafuso: M80

Trava roscas verde LOCTITE®

O trava roscas verde LOCTITE® foi desenvolvido especificamente para projetos onde as peças já foram introduzidas e apertadas, porém, necessitam de mais confiabilidade e segurança.

Este produto é capaz de penetrar nas roscas montadas e se cura por completo após 24 horas, oferecendo fixação e vedação na estrutura.

Além dessas aplicações padrões, a indústria se beneficia desse produto em fixações cilíndricas aderindo suas montagens; vedação de falanges, prevenindo o vazamento de líquidos ou gases; e prevenindo também o vazamento de tubos roscados.

Tamanho máximo do parafuso: M14

Onde encontrar produtos trava rosca de qualidade?

Você encontra os produtos da linha LOCTITE® na X5 Company.  Afinal, nós trabalhamos com os melhores fornecedores do mercado, oferecendo soluções completas para atender a sua demanda.

Ficou interessado em saber mais sobre as vantagens de investir nos nossos produtos? Então, entre em contato com um de nossos consultores e solicite hoje mesmo o seu orçamento!


Escrito por:

Agência Canna