Uso do álcool isopropílico no setor industrial

Publicado em: 2 de junho, 2021

Com forte protagonismo na higienização segura de componentes eletrônicos, o álcool isopropílico é indispensável para o setor industrial. Mas não é somente para limpeza que ele é utilizado.

Muito pelo contrário, o álcool isopropílico, ou isopropanol como também é chamado, tem um variado leque de aplicações, podendo ser utilizado, por exemplo, como uma forma de diluir amostras em testes de laboratórios ou no lugar do etanol para extrair o DNA de uma célula. Ele também é vastamente empregado na indústria gráfica, como parte da solução de molha aplicada nos processos de impressão offset. Para aqueles que não sabem, a solução de molha é um líquido que serve para manter limpas, sem tinta, as áreas da chapa que não têm nenhum grafismo disponível para impressão.

O que é o álcool isopropílico?

Representado pela fórmula C3H8O (H3C-HCOHCH3), o álcool isopropílico é uma substância química transparente e incolor, de forte odor e inflamável. Sua produção se destina tanto para uso doméstico quanto para o uso industrial, e se dá através da mistura de água e propeno, exigindo posteriormente uma destilação (técnica de separação de misturas) para desatrelar a água do isopropanol formado.

Aplicações do álcool isopropílico

Com a sua evaporação rápida, somada ao seu baixíssimo teor de água, esse produto se torna uma excelente substância no combate de impurezas. Por esse motivo, ele é o principal agente utilizado na limpeza de equipamentos eletrônicos; isso porque ele facilita a retirada da oleosidade e não danifica os plásticos ou os metais destes equipamentos. Além disso, o álcool isopropílico é muito utilizado na indústria de tintas, vernizes e removedores, por ser um excelente solvente para compostos orgânicos.

Sua eficiente composição também torna as chances de oxidação dos equipamentos eletrônicos quase nulas. Mas, para utilizá-lo com ainda mais cuidado e segurança, recomenda-se a aplicação do produto com um pano umedecido nos componentes a serem limpos. No setor industrial, o álcool isopropílico também pode ser usado em diversos processos químicos de fabricação, como por exemplo:

  • Solventes para resinas acrílicas;
  • Gomas, resinas naturais, óleos essenciais e nitrocelulose;
  • Solvente para tintas, produtos de limpeza genéricos, anticongelantes e desinfetantes;
  • Agente para purificação e extração de produtos naturais como óleos animais e vegetais.

O álcool isopropílico no combate à pandemia

Durante a pandemia causada pelo COVID-19, a popularidade e a distribuição de produtos, como o álcool em gel, cresceram muito. Isso se deu, sobretudo, devido a sua facilidade de manuseio. No entanto, para uma higienização precisa e eficiente, é necessário levar em consideração também a limpeza de utensílios que estão constantemente em exposição, como, por exemplo, celulares, maquinários e eletrônicos.

Para esses aparelhos, o ideal é a utilização do álcool isopropílico, que protege os componentes da oxidação. Diferentemente do álcool em gel que leva glicerina e do álcool líquido, que apesar de ótimo para superfícies como portas e maçanetas, danifica os componentes eletrônicos, tornando oproduto um importante aliado da indústria na luta contra o coronavírus.

Cuidados com o seu manuseio

Assim como outros produtos químicos, o álcool isopropílico também requer alguns cuidados, como:

  • Sempre manusear em uma área ventilada ou com sistema geral de ventilação/exaustão;
  • Evitar formação de vapores ou névoas;
  • Evitar inalar o produto em caso de formação de vapores ou névoas;
  • Inspecionar os recipientes evitando danos ou vazamentos antes de manuseá-los;
  • Obter instruções específicas antes da utilização;
  • Não manusear o produto antes de ter lido e compreendido todas as precauções de segurança;
  • Utilizar equipamento elétrico, de ventilação e de iluminação à prova de explosão;
  • Usar luvas, roupas e outros acessórios de proteção.

Onde comprar o álcool isopropílico?

Para garantir limpeza e segurança para sua produção industrial, é preciso apostar em produtos de alta qualidade, que também tenham um custo-benefício atrativo para sua empresa, por isso, a X5 Company é o melhor lugar para adquiri-los. Afinal de contas, nós trabalhamos com os melhores fornecedores do mercado e oferecemos soluções completas para atender a sua demanda com materiais químicos eficientes.

Ficou interessado em saber mais sobre as vantagens de investir nos nossos produtos? Então, entre em contato com um de nossos consultores e solicite hoje mesmo o seu orçamento!


Escrito por:

Agência Canna


    x5-logo-partner x5-logo-partner x5-logo-partner x5-logo-partner